Com presença confirmada do secretário de Educação Básica do MEC, 4° Seminário da Undime/SC reúne mais de 700 profissionais para debater a Educação Infantil, em Blumenau (SC)

Por dois dias, professores, gestores escolares, dirigentes de educação e equipes técnicas estarão imersos em conteúdos […]

Publicado em Notícias - 17/10/2022.

Por dois dias, professores, gestores escolares, dirigentes de educação e equipes técnicas estarão imersos em conteúdos de temáticas exclusivas, além de participarem de visitações aos CEIs do município, conforme agendamento prévio

Um dos maiores eventos de Educação do Sul do País está de volta. Em sua quarta edição, o Seminário da Undime/SC traz a Blumenau (SC), nos dias 19 e 20 de outubro, palestrantes renomados para tratar da “Primeira Infância e Alfabetização”. O evento, que receberá mais de 700 participantes, entre professores, gestores escolares, dirigentes de educação e equipes técnicas de municípios catarinenses e dos estados do Ceará, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins, contará com visitação aos Centros de Educação Infantil (CEIs) e palestrantes de renome do cenário educacional, no Teatro Carlos Gomes.

A abertura do seminário será conduzida pela presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina – Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, dirigente Municipal de Educação de Blumenau, com participação do secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), Mauro Rabelo, e demais autoridades. Uma apresentação cultural, comandada pelo Projeto Fabrica de Gaiteiros e Banda da Escola Básica Municipal Bilíngue Duque de Caxias, mostrará um pouco da tradição alemã, recepcionando os participantes no primeiro dia de atividades marcadas por diálogos sobre anos iniciais e desenvolvimento.

Entre os nomes confirmados, está o da psicóloga e educadora, Camila Cury, idealizadora da Escola da Inteligência e da Gênios Educacional, que explanará sobre “Socioemocional não é luxo!”. Além da pedagoga e consultora educacional, Regina Shudo, especialista em Educação Infantil e Alfabetização, que abordará as relações entre o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento das funções executivas, dentre outras personalidades referenciais da Educação Infantil e Alfabetização. Confira a programação completa.

Além das palestras, empresas do segmento estarão expondo seus produtos e serviços numa grande feira, repleta de inovações e com as últimas tendências e soluções educacionais. Ainda está previsto na programação, a celebração de aniversário de 35 anos da seccional catarinense, com a Banda da Oktoberfest, homenagem e mimos aos inscritos, apresentação de dança folclórica do Programa Externo da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal da Família – Pró-família, e a presença da Realeza da Oktoberfest 2022 e do Vovô Chopão.

Completando o quadro de autoridades confirmadas para o evento, estão o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte; prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar; o secretário de Estado da Educação, Vitor Fungaro Balthazar; o presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), Osvaldir Ramos; e o presidente da Undime Nacional, Luiz Miguel Garcia. Estarão presentes, também, representantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Foco é alfabetização, etapa mais prejudicada pela pandemia
Os resultados das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no último mês, revelam que houve queda nos níveis de proficiência em todas as etapas avaliados, sendo a mais significativa observada na alfabetização. A pontuação obtida pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental em Língua Portuguesa passou da média de 750 pontos, em 2019, para 725,5, em 2021.

Apesar das adversidades ocasionadas pela pandemia, Santa Catarina obteve o primeiro lugar na avaliação dos alunos do 2º ano do ensino fundamental nas provas de Português e de Matemática, demonstrando resiliência perante as dificuldades e a importância de continuar caminhando para o avanço desta etapa tão essencial à vida dos nossos estudantes. Nesse sentido, o 4° Seminário da Undime/SC ocorre com o intuito de fomentar discussões acerca dos anos iniciais e desenvolvimento, trazendo experiências e compartilhando resultados significativos de vivências na educação.

“Em meio à preocupação do pós-pandemia, vêm os desafios não só de resgatar estudantes, mas com a etapa inicial de desenvolvimento, a infância, que também sofre reflexos desse período. Então, ter um momento em que possamos reunir grandes nomes para debater a saúde emocional das crianças, rever práticas e espaços de aprendizagem, tratar da garantia dos direitos a alfabetização, e resgatar valores e cuidados que devemos ter é primordial, para que dados não se tornem só objetos de estudo e planejamentos realmente saiam do papel. Queremos que este evento seja um espaço provocativo para refletirmos sobre o que almejamos para o futuro da Educação, a começar pelos anos iniciais”, conclui a presidente da Undime/SC.

4° Seminário da Undime/SC ‘Primeira Infância e Alfabetização’
Data: 19 e 20 de outubro de 2022
Local: Teatro Carlos Gomes – Blumenau/SC

Por Undime/SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann