Concurso Nacional Literário premia estudantes de escolas públicas na Bienal do Livro de São Paulo

A 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo foi palco, na ultima sexta-feira, 3, da […]

Publicado em Notícias - 06/08/2018.

A 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo foi palco, na ultima sexta-feira, 3, da cerimônia de premiação da primeira edição do concurso literário Faça Parte dessa História, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC. Participaram estudantes matriculados em turmas de ensino fundamental e médio de escolas públicas de todo o Brasil, concorrendo nas categorias Anos iniciais do ensino fundamental, Anos finais do ensino fundamental e Ensino médio. 

Os vencedores foram selecionados após enviarem poemas, contos e crônicas, entre outros gêneros literários. O primeiro colocado em cada uma das categorias ganhou uma viagem internacional para conhecer a maior feira de livros do mundo, a de Frankfurt, na Alemanha. Em meio às comemorações, os estudantes falaram sobre a importância da educação no país e das oportunidades aos jovens.

“Minha professora de língua portuguesa me incentivou muito desde o primeiro ano”, lembrou Vinícius Cellurale Novaes, de Praia Grande (SP), primeiro colocado na categoria Ensino médio. Seu conto, “Solo mãe”, fala sobre patriotismo. “Tenho 17 anos e um projeto de vida que é fazer parte da educação desse país. Quero ser professor de língua portuguesa. Estamos aqui para mostrar que a escola pública tem uma educação de qualidade. Vamos dar mais valor aos nossos professores”.

Marcela Canteli Boiago, de Fernandópolis (SP), vencedora na categoria Anos iniciais do ensino fundamental, tem apenas dez anos e já mostra empolgação com as letras. “Os professores sempre inscreveram a gente em concursos”, contou. “Quando recebi a notícia [de ter sido selecionada], no primeiro dia ainda não tinha caído a ficha. Só no outro dia percebi que tinha ganhado uma viagem para a Alemanha.  Estou muito feliz. Não sei ainda se vou continuar com essa carreira de escritora, mas penso, sim, em concorrer mais [em outros concursos] com poemas, pois é uma experiência legal.”

Como o tema pedia a valorização da cultura brasileira, Giselle Gonçalves da Silva, 14 anos, vencedora na categoria Anos finais do ensino fundamental, aproveitou para contar sobre a realidade da cidade de onde veio, Maracapanã (PE). “Vi nesse concurso uma oportunidade para falar das dificuldades que enfrentamos lá em nosso estado”, relatou. “Um poeta que vê o que está acontecendo ao seu redor e não escreve, não é um poeta. Quando soube do resultado, foi só alegria. Vejo como se eu tivesse aberto portas para os outros alunos.”   

Os outros dois finalistas em cada uma das três categorias, além da oportunidade de conhecer a Bienal em São Paulo, receberam um laptop (segundo colocado) e um tablet (terceiro colocado), além de um acervo de livros literários.

Confira a lista de todos os vencedores: 

Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental

Em 1º lugar, com a obra “Desejos de criança” a estudante Marcela CanteliBoiago da Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Francisco Arnaldo da Silva de Fernandópolis/SP.

Em 2º lugar com a obra “O Gentileza gerou gentileza” o estudante Santhiago Gomes de Almeida da Escola Municipal Coronel Alonso de Moraisde Frutal/MG.

Em 3º lugar, com a obra “O dragão dos meus sonhos” a estudante Cecília Pereira Neves da Escola Municipal João Paulo I de Goiânia/GO.

Do 6º ao 9º ano do ensino fundamental

Em 1º lugar com a obra “Terra ardente”, a estudante Giselle Gonçalves da Silva da Escola Municipal de Referência Anita Moraes deMaracapanã/PE

Em 2º lugar com a obra “Toco de menino” o estudante Finelon Ferreira Figueiredo Neto do Colégio Municipal de Colônia de 1º grau de Itaeté/BA

Em 3º lugar com a obra “O Sabor da diversidade” a estudante Ester Simoura Lopes da EEEFM José Damasceno Filho de Baixo Guandu/ES

Ensino Médio

Em 1º lugar com a obra “Solo mãe”, o estudante Vinícius Cellurale Novaes da Escola Reverendo Augusto Paes de Ávila de Praia Grande/SP

Em 2º lugar com a obra “Cantos da semente do martírio”, a estudanteGabriella Santos Rodrigues de Souzado CIEP 493 Professora Antonieta Salinas de Castro de Barra Mansa/RJ

Em 3º lugar com a obra “Consciência, Consequência”, a estudante Beatriz Lopes Prats do Colégio Pedro II do Rio de Janeiro.

 

Fonte: FNDE

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann