Convidada do Programa Elas Entrevistam do jornal O Município, presidente da UndimeSC relaciona as múltiplas funções e desafios da mulher na educação

Bate-papo transita entre vida profissional e pessoal, evidenciando mulheres que se destacam na profissão O Programa […]

Publicado em Notícias - 16/03/2022.

Bate-papo transita entre vida profissional e pessoal, evidenciando mulheres que se destacam na profissão

O Programa Elas Entrevistam desta terça-feira (15), contou com a participação da Presidente da UndimeSC e Região Sul, Patrícia Lueders (DME de Blumenau/SC), em um bate-papo descontraído com a secretária de Brusque (SC), Eliani Buemo, e a professora e doutora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luciana Patricia Zucco, sobre os desafios da Mulher na Educação. Lueders lembra com orgulho o início da sua trajetória na Educação como servidora de carreira do município de Blumenau (SC) e suas atuações frente a secretaria municipal de Educação e Undime.

“Na minha família nós temos muitos professores e eu me espelhei na minha imã mais velha, também pedagoga e alfabetizadora. Ao contrário dela, que lecionava no ensino fundamental, eu sempre fui apaixonada pela educação infantil e sonhava em ser efetiva. Eu acredito que quando o trabalho é feito com o coração, as coisas acontecem de forma natural e foi o que me abriu portas. Sou grata pela posição que ocupo, mas principalmente por cada etapa que passei, pois me permitiu aprendizados valiosos e, mais ainda, a valorizar cada profissional em suas funções, o que contribuiu pra minha formação em 22 anos de carreira”, explica a presidente.

Lueders fez questão de ressaltar a importância do alicerce da família na vida profissional. “Sou casada há mais de 20 anos, mãe e profissional. Pra conseguir conciliar tão bem os papéis é extremamente relevante poder contar o apoio da família e entender que o equilíbrio é fundamental. Ter o suporte é importante, mas é preciso compreender a necessidade de corresponder a ela também. Eu busco sempre esse equilíbrio em cada entrega, e cada uma pra que seja por inteiro, pois entendo que foram escolhas que fiz e, enquanto eu deseja-las, devo assumi-las de forma integral. Já dizia meu falecido pai “Quanto mais poder tu tiver, menos vais mandar em você” e hoje eu compreendo essas palavras”, conclui.

Confira a entrevista na íntegra: https://youtu.be/1ma0b167sL4 e acompanhe a UndimeSC nas redes sociais para estar atualizado sobre o cenário educacional.

‘Elas Entrevistam’ faz parte de uma iniciativa do jornal O Município em homenagem as mulheres e suas profissões. O programa teve início no Dia Internacional da Mulher e segue com novos convidados, a cada terça-feira, até o fim deste mês de março.
Fonte: UndimeSC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann