Conviva Educação: está no ar a ferramenta de Memorial de Gestão

Foto: Conviva.

Em 2020 há eleições municipais e, em 2021, possíveis mudanças na equipe da secretaria de educação. Para que as ações realizadas até hoje sejam conhecidas pelos novos profissionais e que haja continuidade das políticas da educação, registrar as informações é essencial.

Procurando colaborar com os municípios neste momento, o Conviva acaba de lançar a ferramenta de Memorial de Gestão. A funcionalidade é organizada em diversos formulários, cada um relativo a uma área de gestão, como Administrativa, Pedagógica, Orçamentária e Financeira ou de Alimentação.

O preenchimento dos formulários deve ser feito por profissionais autorizados pelo Usuário Principal do município cadastrado no Conviva – que é o Dirigente Municipal de Educação (DME) ou alguém indicado por dele – na área de “Permissões das Ferramentas”.

“A equipe precisa garantir que os dados registrados sejam os mais corretos e detalhados. Uma sugestão é planejar uma estratégia, indicando os responsáveis de cada setor, e um cronograma de preenchimento para que as ações não fiquem concentradas nos últimos meses do ano. Quanto antes a secretaria puder começar, melhor!”, diz Elis Verri, coordenadora do Conviva.

O lançamento da ferramenta de Memorial está dividido em duas fases. No dia 22 de junho estão disponíveis sete questionários: Aspectos Gerais da Gestão, Regime de Colaboração, Plano Municipal de Educação, além de Gestão Democrática, Administrativa, Alimentação Escolar e Orçamentária e Financeira. Em agosto, serão lançados os demais formulários.

A seguir, assista ao vídeo formativo sobre transição de gestão e compartilhe com sua equipe esses conhecimentos:

Como encontrar mais informações

Veja duas sugestões:

– Há diversos recursos de ajuda preparados para apoiar as equipes das secretarias municipais de educação. Clique no botão “Podemos Ajudar” na ferramenta de Memorial de Gestão ou diretamente nestes links para ler o texto de Introdução e as respostas para dúvidas frequentes.

– Os articuladores e articuladoras do Conviva em cada estado estão preparados para colaborar com seu trabalho no uso da ferramenta de Memorial de Gestão. Nesta reportagem você encontra os dados de toda a equipe. Entre em contato!

Planeje-se!

Estão agendados para as próximas semanas dois vídeos ao vivo que pretendem apoiar o trabalho de sua secretaria com o Memorial:

– Dia 29 de junho, às 15h (horário de Brasília), assista neste link à videoconferência do Conviva sobre transição de gestão e o Memorial de Gestão. Participam da discussão Elis Verri (coordenadora do Conviva) e Luiz Miguel Martins Garcia (presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP). Registre suas dúvidas desde já.

– Dia 2 de julho, às 11h (horário de Brasília), acompanhe no Facebook do Conviva o vídeo ao vivo de apresentação e navegação das páginas do Memorial de Gestão. Aprenda, na prática, como usar a ferramenta!

 

Fonte: Undime
https://bit.ly/3hWa8qT