Conviva promove live sobre Parâmetros Nacionais da Qualidade da Educação Infantil

Transmissão será pela página do Conviva no Facebook, nesta quarta (22) Nesta quarta-feira, 22 de julho, […]

Publicado em Notícias - 21/07/2020.

Transmissão será pela página do Conviva no Facebook, nesta quarta (22)

Nesta quarta-feira, 22 de julho, o Conviva Educação realiza live sobre Parâmetros Nacionais da Qualidade da Educação Infantil. Na ocasião, será lançado o material desenvolvido pela Escola de Educadores por iniciativa do Movimento pela Base e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal com apoio da Undime para contribuir nos contextos de interações, brincadeiras e linguagens promotores das aprendizagens e desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos. A transmissão está marcada para às 11h (horário de Brasília).

As entrevistadas são: Beatriz Ferraz, doutora em Educação e diretora da Escola de Educadores; e Patrícia Lueders, presidente da Undime Região Sul e da seccional Santa Catarina e Dirigente Municipal de Blumenau (SC).

Acompanhe a transmissão: http://bit.ly/35tLE0H 

Sobre o material

Pesquisas recentes comprovam que as interações entre as crianças e os professores são os ingredientes-chaves de experiências que garantem as aprendizagens e o desenvolvimento. Apesar disso, muitas políticas educacionais não consideram a qualidade das interações como um destaque do ponto de vista da avaliação e do investimento na formação continuada dos professores.

Esse documento dedica uma área focal específica para apresentar princípios e práticas de referência que enfatizam o entrelaçamento entre o planejamento curricular, as interações e as práticas pedagógicas como promotoras de qualidade. Ainda assim, o desafio de traduzir essas referências em práticas efetivas é grande.

O foco da publicação é apoiar professores no sentido de compreender os parâmetros e utilizá-los como referência para planejar as práticas. Além disso, ele apresenta as concepções e conceitos fundamentais que dão base para os princípios e parâmetros das áreas focais 4 (Currículos, interações e práticas pedagógicas) e 7 (Espaços, materiais e mobiliários) dos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil, versão publicada pelo Ministério da Educação em 2018.

Confira aqui a publicação que será lançada: https://bit.ly/do-parametros-ei 

Fonte: Undime
https://bit.ly/2OK1jDd

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann