Criativos da Escola: inscrições abertas até 30 de junho

Educadores, crianças e jovens do ensino fundamental ou médio já podem inscrever projetos transformadores na edição […]

Publicado em Notícias - 18/03/2019.

Educadores, crianças e jovens do ensino fundamental ou médio já podem inscrever projetos transformadores na edição 2019 do Projeto Desafio Criativos da Escola. Realizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, a ideia é selecionar as sete iniciativas transformadoras que mais se destacarem por seu protagonismo, empatia, trabalho em equipe e criatividade, e levar três estudantes e um educador de cada grupo para uma viagem internacional.

Até 30 de junho, podem ser enviadas projetos que promovam soluções para problemas que afetem as escolas, comunidades ou mesmo os municípios onde moram. Pela primeira vez, a premiação levará os grupos selecionados para a Itália, em vivência internacional com intercâmbio com jovens de países de diferentes partes do mundo.

Em Roma, os grupos selecionados viverão uma imersão em escolas locais com estudantes italianos. Além disso, participarão de uma caminhada em defesa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de um evento realizado com a participação do Papa Francisco. O objetivo é promover interação entre os estudantes brasileiros com alunos de outros países, que também participam das ações do “Design For Change”, movimento global que surgiu na Índia – e que é representado pelo Criativos da Escola no Brasil – e inspirou mais de 2,2 milhões de crianças e jovens. Além da vivência, serão dados prêmios em dinheiro também para o projeto e para a professora ou professor orientador(a) de cada uma das iniciativas.

Para apoiar quem ainda vai começar um projeto, a equipe do Criativos da escola disponibilizou um material de apoio voltado a educadores(as), além do Jogo Criativos da Escola – A missão, voltado diretamente aos(às) estudantes. Para conhecer o conteúdo, clique aqui. Outra fonte de inspiração são os programas do canal do Criativos da Escola no YouTube. No programa “Lu de Lupa”, por exemplo, a jovem Luiza Geiling propõe um bate-papo leve, divertido, ágil e cheio de questionamentos.

Para realizar a inscrição, acesse https://criativosdaescola.com.br/inscricoes/login

Criativos da Escola

O Criativos da Escola encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.

 

Fonte: Criativos da Escola com adaptações Undime

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann