Currículo do Território Catarinense é finalizado em Blumenau

Santa Catarina já tem definido o conjunto de aprendizagens essenciais aos estudantes, respeitando as especificidades regionais […]

Publicado em Notícias - 07/05/2019.

Santa Catarina já tem definido o conjunto de aprendizagens essenciais aos estudantes, respeitando as especificidades regionais do Estado. Nesta terça-feira, 7, redatores, consultores e a Comissão Executiva de Mobilização para a Implementação da BNCC se reuniram em Blumenau para finalização do documento do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense.

O encontro foi a fase final do primeiro ciclo de implementação do movimento pela Base e também serviu para definição de metodologia dos próximos Seminários de Formação, que acontecerão nos meses de junho e agosto.

De acordo com a coordenadora Estadual da BNCC a secretária-adjunta de Estado da Educação, Carla Silvanira Bohn, o primeiro ciclo cumpriu com seu objetivo. “O documento tem as expertises das mais diversas especialidades, cada um com seu olhar contribuiu e enriqueceu a consolidação do currículo, gradativamente, sensibilizados à causa única: construir a diretriz educacional com a pujança do estado catarinense. Agora é aprovar no Conselho Estadual de Educação e posteriormente aplicar nas escolas”, explica.

Para a presidente da Undime, Patrícia Lueders, estamos fazendo história em SC. “Todos tivemos a possibilidade de pensar em uma proposta única para todos nossos estudantes. E agora está consolidado”, destaca.

O documento foi feito em regime de colaboração entre a Secretaria de Estado de Educação (SED), a União dos Dirigentes Municipais de Santa Catarina (UNDIME/SC), o Conselho Estadual de Educação (CEE), a União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e a Federação Catarinense de Municípios (FECAM). O Ciclo de Seminário de Sistematização do Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense tem como coordenadoras Estadual da BNCC a secretária-adjunta de Estado da Educação, Carla Silvanira Bohn, e a secretária Municipal de Educação de Joinville, Sônia Regina Vitorino Fachini, representando a SED e a Undime, respectivamente.

Com a finalização o documento será entregue ao Conselho Estadual de Educação (CEE) para aprovação final. A expectativa é que até o fim do ano o novo currículo base já esteja em aplicação nas escolas catarinenses.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, elaborado por especialistas das mais diversas áreas do conhecimento e corresponde às demandas do estudante da contemporaneidade, preparando-o para o futuro.

Por Edinéia Rauta – Ascom/Sed

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann