Prorrogadas as inscrições do curso “Prevenção do Uso de Drogas” até o dia 25 de fevereiro

Foram prorrogadas as inscrições para a 6ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas […]

Publicado em Notícias - 05/02/2014.

FolderForam prorrogadas as inscrições para a 6ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas e Estaduais – edição 2014, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça – SENAD/MJ, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC, e realizado por três Universidades Federais, dentre elas está a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

As inscrições devem ser realizadas até o 25 de fevereiro, no site do Núcleo de Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): http://nute.ufsc.br/educadores/

Período de realização do curso: março/2014 a novembro/2014.

Objetivo do curso: formar educadores de escolas públicas, para elaboração e implementação coletiva de um projeto de ações preventivas ao uso de drogas para a escola, contribuindo para o fortalecimento da comunidade escolar na promoção da saúde.

Metodologia: curso a distância, oferecido por meio da plataforma Moodle, iniciado com a ambientação e desenvolvido em cinco módulos. O acompanhamento tutorial é realizado em todo período do curso (de março/2014 a novembro/2014).

Conteúdo do curso: o conteúdo é oferecido em 4 módulos temáticos e 1 módulo de acompanhamento da implementação do projeto de prevenção do uso de drogas da escola. Os módulos são: Módulo I – O educando em desenvolvimento na família e na escola; Módulo II – Conceitos e informações sobre drogas e prevenção; Módulo III – A prevenção como questão educacional e de saúde; Módulo IV – Estratégias de prevenção na escola; e Módulo V – Implementando o projeto de prevenção do uso de drogas na escola.

Material pedagógico: cada cursista receberá um kit individual de material pedagógico, composto de livro-texto e DVD.

Certificação: o educador-cursista aprovado receberá certificado de Curso de Extensão Universitária que será enviado por correio ao endereço da escola cadastrada, de carga horária de 180 horas, emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Condições pedagógicas exigidas pelo curso: ter acesso à internet, disponibilidade semanal para estudo e realização das atividades exigidas pelo curso, com apoio institucional para a realização do projeto de prevenção do uso de drogas na escola.

Requisitos obrigatórios para a inscrição:

1) ser educador de escola pública, em exercício em unidade de ensino;
2) realizar inscrição online no período determinado (16 de dezembro de 2013 a 14 de fevereiro de 2014);
3) atuar em escola dos estados da Região Sul, nos quais a oferta do curso é feita pela Universidade Federal de Santa Catarina: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Critérios de classificação: As 10 mil vagas serão preferencialmente preenchidas obedecendo aos seguintes critérios de prioridade:
1) Educadores e Gestores das Escolas Públicas Estaduais e Municipais das regiões metropolitanas de maior índice de violência;
2) grupos de no mínimo 03 e no máximo 10 educadores-cursistas por escola;
3) escolas que tenham inscrito membros da gestão administrativa e/ou pedagógica (direção, coordenação pedagógica, orientação educacional, administração escolar, supervisão escolar, entre outros);
4) educadores que atuem com estudantes de Ensino Fundamental ou Ensino Médio;
5) escolas inseridas em Programas do MEC, tais como: PSE (Programa Saúde na Escola); SPE (Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas); Programa Mais Educação; Programa Educação Integral; Programa Ensino Médio Inovador; Programa Escola Aberta e outros.

Cronograma:

Período de inscrição: 16 de dezembro de 2013 a 25 de fevereiro de 2014.

Divulgação da lista de selecionados (data provável): 26 de fevereiro de 2014.

Informações e dúvidas: Núcleo de Multiprojetos de Tecnologia Educacional, da Universidade Federal de Santa Catarina (NUTE/UFSC). Mais informações, sobre o processo de inscrição dos cursistas, acesse o site: http://nute.ufsc.br/educadores/ ou ligue: (48) 3952-1903.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann