Diretriz Curricular da Educação Infantil é tema de palestra no Encontro Regional Undime/SC

A consultora educacional, Claudia Cruz, abriu as atividades da tarde desta quarta-feira (06.07), apresentando a experiência […]

Publicado em Notícias - 06/07/2016.

DSC_6438

Claudia Cruz (Consultora educacional).

A consultora educacional, Claudia Cruz, abriu as atividades da tarde desta quarta-feira (06.07), apresentando a experiência de elaboração da Diretriz Curricular da Educação Infantil, realizada na região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP).

Na ocasião, foi apresentada a estrutura do documento que contou com a participação de professores e gestores da educação infantil de 14 municípios. Destacou-se a organização curricular em experiências de aprendizagem, no qual o enfoque foi a necessidade de “contato com a natureza, com arte, ser cotidiano e não esporádico; da valorização; da afetividade; da sensibilidade na relação com as crianças e entre elas”, explica a consultora educacional.

De acordo com as 12 questões pontuadas está a avaliação e planejamento de forma permanente, assim como a promoção da participação – de forma mais ampla – das crianças nas atividades individuais e coletivas. Segundo a consultora, deve-se pensar no professor como mediador de conflitos, que sejam capazes de se aprofundar nessa sensibilidade, levando em conta o tempo; espaço e movimento.

Outros assuntos, também, foram tratados no Encontro Regional como a Olimpíada de Língua Portuguesa; a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a Rede Técnica de Assistência aos Planos de Carreira e Remuneração; o Conviva Educação e o Monitoramento aos Planos Municipais de Educação.

A assessora de projetos da Undime/SC, Luana Costa de Córdova, falou sobre o Conviva, uma ferramenta – gratuita – disponibilizada as secretarias de educação, para dar suporte as gestões no processo de armazenamento de dados.

O intuito é facilitar acesso as informações municipais, evitando a perda dos mesmos. “Muitos municípios já ouviram falar da ferramenta, mas ainda não utilizam o ambiente virtual. Acredito que pela quantidade de mecanismos disponibilizados, acabam acreditando ser algo complexo, mas não é. A plataforma é separada por oito áreas de gestão que facilita o processo de alimentação do ambiente e, dessa forma, dá a oportunidade de se trabalhar cada área junto aos responsáveis por cada departamento nas secretarias, otimizando o tempo dos dirigentes municipais de educação”, afirma a assessora.DSC_6398

Foram apresentadas, individualmente, as áreas disponíveis na plataforma do Conviva Educação e, assim muitas questões puderam ser esclarecidas. Ainda, mostrou as novas áreas: O Plano Municipal de Educação, que serve como ferramenta de monitoramento, e o Memorial de Gestão, que visa auxiliar na organização de tudo que foi desenvolvido durante a gestão.

Na sequência, os informes da Undime/SC e as atividades desenvolvidas pela instituição, neste primeiro semestre de 2016, foram colocados aos dirigentes municipais de educação, a fim de que haja um acompanhamento dos trabalhos realizados a nível estadual.

“Sabemos das carências que temos nos municípios para estarmos conseguindo elevar a educação pública a um alto padrão de qualidade, porém temos que ter consciência de que a educação não é somente uma responsabilidade da escola, é preciso ver a educação como algo que se constrói com a família”, finaliza o presidente da Undime/SC, Plauto Mendes.

 

Bruna Carvalho
UNDIME/SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann