Divulgada a lista dos selecionados na etapa estadual da 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Na última sexta-feira (30.09) a equipe de avaliadores, comissão técnica e a coordenação, da 5ª Olimpíada […]

Publicado em Notícias - 03/10/2016.

2Na última sexta-feira (30.09) a equipe de avaliadores, comissão técnica e a coordenação, da 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, em Santa Catarina, estiveram reunidas no Hotel Intercity, em Florianópolis, para decidirem os textos classificados na etapa estadual.

Em Santa Catarina, foram 871 textos enviados das Comissões Julgadoras Municipais. Após avaliação 29 foram selecionados, levando em conta o número de vagas por gênero literário (poema – 7, crônica – 7, memórias – 7 e artigo de opinião – 8).

Clique aqui e conheça os catarinenses selecionados na etapa estadual. 3

Os alunos autores dos 500 textos semifinalistas de todos os estados e, respectivos, professores deverão participar de oficinas regionais presenciais em uma capital brasileira, de acordo com a categoria que participam. Veja:

Artigo de Opinião – São Paulo/SP
(25 a 27 de outubro de 2016);

Crônica – Porto Alegre/RS
( 8 a 10 de novembro de 2016);

Memórias Literárias – Fortaleza/CE
( 16 a 18 de novembro de 2016);

Poema – Salvador/BA
(22 a 24 de novembro de 2016).

Os encontros da etapa regional têm por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente.

Após essa etapa, serão selecionados 38 textos, por categoria, dos alunos finalistas que seguem para a Etapa Nacional. A escolha e o anúncio para o público se dará nas mesmas datas e locais dos encontros regionais. A Comissão Julgadora Regional é composta por especialistas do Cenpec, da Fundação Itaú Social, do Ministério da Educação, das Undimes, do Consed, das Universidades públicas e por professores de Língua Portuguesa.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro realiza diversas modalidades de formação presencial e a distância para educadores, além do concurso de textos que premia as melhores produções dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, sendo desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação com o objetivo de contribuir para a melhoria da leitura e escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras.

Também são parceiros do programa na execução das ações o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

 

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann