Docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais: inscrições abertas para certificadores do Enem 2022

Colaboradores serão responsáveis por certificar procedimentos de aplicação do exame nos dias 13 e 20 de […]

Publicado em Notícias - 12/07/2022.

Colaboradores serão responsáveis por certificar procedimentos de aplicação do exame nos dias 13 e 20 de novembro. Interessados deverão se inscrever até 22 de julho

Teve início, no dia 4 de julho, o período de inscrições para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Entre outras atribuições, os colaboradores da RNC serão responsáveis por certificar, in loco, a realização dos procedimentos corretos de aplicação nos dias de prova do Enem, em 13 e 20 de novembro. Os interessados devem se inscrever por meio do Sistema RNC até o dia 22 de julho.

Podem se candidatar servidores públicos do Poder Executivo Federal e docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, efetivos e em exercício da docência em 2022. É necessário ter o ensino médio como formação mínima e não é permitida a inscrição de quem possui cônjuge, companheiro ou parentes de até terceiro grau inscritos no exame. No momento da inscrição, é possível escolher até três cidades ou sub-regiões de atuação.

Declaração – No caso dos professores, é necessário preencher a declaração disponível no Sistema RNC, informando nome, CPF, matrícula, cargo que ocupa, secretaria de Educação a que está vinculado, nome da escola em que atua, turnos, número de turmas para as quais leciona e carga horária total. Se o docente atuar em mais de uma escola, deve preencher o documento com as informações do local em que atua com a maior carga horária. A declaração deve ser anexada ao sistema até o último dia de inscrição, em formato PDF e com tamanho máximo de 2 MB. Esse documento deve ser assinado e carimbado pelo gestor ou o diretor da escola em que o professor trabalha, conforme prevê o edital.

Capacitação – A divulgação dos interessados aptos para a capacitação será disponibilizada no Sistema RNC, em setembro. Essas pessoas devem participar do curso a distância promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio do qual serão instruídos a respeito dos procedimentos, normas e critérios técnicos da RNC. Os colaboradores serão considerados aptos a atuar como certificadores somente após serem aprovados no curso com, no mínimo, 70% de aproveitamento. Entre outras funções, os convocados pelo Inep serão responsáveis por registrar as informações da aplicação em sistema eletrônico e comunicar ao Instituto possíveis ocorrências identificadas.

Acesse o Edital

Acesse o Sistema RNC

Saiba mais sobre o Enem

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/inscricoes-abertas-para-certificadores-do-enem-2022

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann