Educação de Joinville firma parceria e aumenta número de crianças atendidas em teste de saúde

O Programa Saúde na Escola do município de Joinville já realizou, em 2017, cerca de 17.550 […]

Publicado em Notícias - 14/09/2017.

O Programa Saúde na Escola do município de Joinville já realizou, em 2017, cerca de 17.550 avaliações de acuidade visual nas unidades escolares da rede municipal de ensino.

O procedimento tem a intenção de diagnosticar possíveis problemas de visão em alunos da educação infantil pré-escola até o 4º ano do ensino fundamental. Para 2017, houve fortalecimento na parceria entre as secretarias da Saúde e Educação para realização dos testes dentro de escolas e CEIs. No balanço parcial, até julho, já foram atendidas 2.409 crianças dos CEIs e 15.147 alunos de escolas municipais, que geraram 1.046 consultas oftalmológicas.

Para a pequena Kimberle Victoria Nielsen Mateus, de 6 anos, do CEI Alegria de Viver, o teste de acuidade foi “legal”. O que parece uma brincadeira para Kimberle é um procedimento de prevenção. “As crianças ficam bem ansiosas”, relata a diretoria da unidade infantil, Andrea Almeida. Andrea enfatiza o trabalho conjunto entre Saúde e Educação. “Essa parceria é importante, pois facilita o trabalho de prevenção.”

Para a coordenadora do Programa Saúde na Escola da Secretaria da Saúde, Audrey Santos, o atendimento prioriza a faixa etária entre 4 e 9 anos, além dos alunos queixosos, pois caso seja detectado algum problema mais grave de visão, é possível corrigir com o uso de óculos, melhorando o rendimento escolar.

Outra novidade deste ano é a liberação do acesso às escolas da intranet da Secretaria de Saúde. “Cada unidade escolar pode inserir os dados dos alunos com problemas de visão. As informações vão diretamente ao médico regulador, que determina a prioridade de atendimento”, explica a servidora da Gerência de Assistência ao Educando da Secretaria de Educação, Josiana de Souza.

Além das avaliações de acuidade visual, o Programa Saúde na Escola de Joinville desenvolve 11 ações de prevenção de doenças e promoção da saúde que são desenvolvidas mediante planejamento intersetorial e gestão compartilhada entre a saúde e a educação.

 

Undime-SCcom a contribuição da SME de Joinville.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann