Educação de Joinville Oferece Ensino para Jovens e Adultos

A Secretaria de Educação de Joinville ainda têm vagas disponíveis, para quem deseja participar dos programas de alfabetização e de Ensino Fundamental para Jovens e Adultos (EJA). Os módulos, no período noturno em 23 escolas da rede municipal, se destinam a alunos com mais de 15 anos que por algum motivo não puderam concluir o ensino fundamental na idade certa. Para este ano, a previsão é de um contingente de 2 mil alunos matriculados.

Os programas mantidos pela Secretaria de Educação atendem estudantes nas fases iniciais (alfabetização de adultos) e, também, nas fases finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Nas fases finais o ensino é distribuído em telessalas e presencial 2º segmento, ambos para séries do 6º ao 9º anos. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, Joinville tem hoje aproximadamente 9 mil pessoas em situação de analfabetismo, o que corresponde a 2,3% da população.

Somente neste ano, a Secretaria de Educação do Município pretende atender 79 turmas, assim distribuídas:
– 13 turmas do 1º Segmento (Alfabetização) sendo duas extensões (1 na Penitenciária e 1 no SOIS – Serviço Organizado de Inclusão Social);
– 34 turmas Telessala (6º ao 9º ano) sendo seis turmas em extensões (4 turmas na Penitenciária, 1 turma no Presídio – Ala Feminina e 1 turma no Centro POP – Moradores de Rua);
– 26 turmas no Presencial 2º Segmento (Anos Finais), sendo quatro extensões (Casep, Cepad, Comunidade Terapêutica Rosa de Saron e Comunidade Terapêutica Opção de Vida);
– 4 turmas do Projovem Urbano (Anos Finais);
– 2 turmas do Proeja FIC (Anos Finais).

As telessalas são destinas a oportunizar a conclusão dos anos finais do Ensino Fundamental. São aulas ministradas diariamente com auxílio de DVDs, acompanhados de livros, referentes a cada disciplina. O curso tem duração de quatro semestres, com quatro encontros semanais. Na Telessala o aluno elimina as disciplinas, gradativamente, até a conclusão do curso. As aulas são ministradas por um professor tutor com formação em licenciatura, pedagogia ou áreas afins.

A modalidade presencial 2º segmento possui uma carga horária de 1600 horas, distribuídas em dois períodos letivos de 800 horas, compreendendo no 1º ano/período 6º e 7º anos e no 2º período os 8º e 9º anos. As aulas ocorrem diariamente, de 2ª a 5ª feira, das 18h30 às 22h. Dessa forma, o aluno poderá concluir o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) em 2 anos.

Mais informações sobre o Ensino de Jovens e Adultos podem ser obtidas na Secretaria de Educação, coordenação do EJA, pelo telefone: (47) 3431-3038 ou ainda, pelo e-mail educação.eja@joinville.sc.gov.br.

*Relação das escolas e unidades municipais que oferecem a EJA:
Escola Municipal Ada Sant’Anna da Silveira;
Escola Municipal Adolpho Bartsch;
Escola Municipal Amador Aguiar;
Escola Municipal Anaburgo;
Escola Municipal Anna Maria Harger;
Extensão: Centro POP;
Escola Municipal Avelino Marcante;
Extensão: SOIS;
Escola Municipal Castello Branco;
Escola Municipal Curt Alvino Monich;
Escola Municipal Elizabeth Von Dreifuss;
Extensão: Comunidade Terapêutica Rosa de Saron;
Escola Municipal Emílio Paulo Roberto Hardt;
Extensão: Opção de Vida;
Escola Municipal Eugênio Klug;
Escola Municipal Geraldo Wetzel;
Escola Municipal Hilda Anna Krisch;
Escola Municipal Jaime de Barros Câmara;
Escola Municipal Joaquim Félix Moreira;
Escola Municipal Lacy Luiza da Cruz Flores;
Extensão: Cepad;
Escola Municipal Laura Andrade;
Escola Municipal Oswaldo Cabral;
Escola Municipal Orestes Guimarães;
Escola Municipal Rosa Mª Berezoski;
Escola Municipal Sadalla Amin Ghanem;
Ext: Penitenciaria Industrial;
Ext. Presídio Regional de Joinville;
Extensão: Casep;
Escola Municipal Valentim João da Rocha;
Escola Municipal Zulma do Rosário Miranda.