Em Lages, iniciativa distribui materiais pedagógicos e kits emergenciais de alimentação escolar a alunos da Educação Especial

Ação da Secretaria Municipal da Educação de Lages é realizada desde o ano passado e já […]

Publicado em Notícias - 28/05/2021.

Ação da Secretaria Municipal da Educação de Lages é realizada desde o ano passado e já atendeu mais de 300 estudantes matriculados no ensino regular do Sistema Municipal de Educação.

Desde o ano passado, os estudantes da modalidade da Educação Especial do Sistema Municipal de Ensino de Lages têm recebido acompanhamento pedagógico, com materiais especialmente preparados para atender suas necessidades educacionais, e kits emergenciais de alimentação escolar e de higiene. A iniciativa da Secretaria Municipal da Educação de Lages já atendeu todos os 308 estudantes de um a 15 anos matriculados no ensino regular do Sistema Municipal de Educação. 

A ação tem como objetivo minimizar os impactos da pandemia de covid-19 no processo de desenvolvimento da aprendizagem e suprir necessidades alimentares e de higiene pessoal dos estudantes. Composto por produtos para preparo na moradia das famílias atendidas, como leite, açúcar, biscoito, arroz, feijão e óleo de soja, além de itens de hortifruti adquiridos da agricultura familiar, o kit emergencial de alimentação escolar foi montado para suprir as necessidades nutricionais dos estudantes por cerca de um mês.

Os 220 professores de apoio à inclusão e 11 professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) do município estiveram envolvidos na iniciativa, seja planejando as atividades pedagógicas, identificando a possível adaptação das tarefas escolares conforme as especialidades atendidas e os recursos necessários, quanto realizando a entrega dos materiais pedagógicos. No momento de entrega do auxílio, é realizado um diagnóstico das demandas educacionais e de outros segmentos – verificadas junto aos estudantes e suas famílias -, e são repassadas instruções aos responsáveis para a realização das atividades e uso dos materiais pedagógicos.

A Secretaria Municipal de Educação de Lages, por meio do setor da Educação Especial, planeja a entrega juntamente com os professores de AEE. Em reunião virtual com os profissionais da educação no apoio à inclusão, também orienta sobre os procedimentos de acompanhamento pedagógico e de distribuição dos kits emergenciais de alimentação escolar. Para garantir a segurança dos profissionais da educação e dos estudantes assistidos, os professores de apoio à inclusão fazem uso adequado dos equipamentos de prevenção ao contágio pela Covid-19 e transmissão do vírus e evitam aglomerações no deslocamento até as residências dos alunos. O acompanhamento das ações é realizado em reunião virtual logo após a distribuição dos materiais aos estudantes. Nos encontros, os profissionais relatam a experiência vivenciada junto às famílias dos alunos ao setor da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Lages. 

Como resultado dessa iniciativa, a coordenadora da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Lages, Eri Cristina dos Anjos Campos, destaca que “os educadores mantêm contato com as crianças e estudantes e têm a oportunidade de estreitar o vínculo entre família e escola, o que se torna essencial para o desenvolvimento da aprendizagem”. Já a dirigente da Secretaria Municipal de Educação de Lages, Ivana Michaltchuk, coloca que é “recompensador quando o brilho no olhar traduz a satisfação e a alegria dos alunos em desenvolver uma atividade que fará a diferença nas suas vidas. O professor é um intermediador e não mede esforços para tornar a criança um protagonista ao enfrentar limitações com superação. É com carinho e paixão”.

 

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann