Em live, Undime-SC apresenta detalhes do ProLEEI SC 2025
Evento online, realizado nesta terça-feira, marcou o início da nova fase do programa, que visa formar 4.700 professores em Santa Catarina

A Undime-SC transmitiu uma live, na tarde desta terça-feira (1), para apresentar as informações sobre o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil em Santa Catarina (ProLEEI SC 2025). O encontro virtual marcou o início da preparação das redes municipais de ensino para a nova fase do programa, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) em fevereiro, por meio da Portaria nº 85/2025, que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Voltado à formação de professores da Educação Infantil, o ProLEEI visa fortalecer as práticas de letramento e desenvolvimento das linguagens com crianças da pré-escola (4 e 5 anos), respeitando as especificidades de cada faixa etária. No Estado, a ação será coordenada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em parceria com a Undime-SC e a Secretaria de Estado da Educação (SED/SC).
Durante a conversa, foram detalhados os principais pontos da proposta de formação, incluindo cronograma, carga horária, critérios de matrícula e estrutura de turmas. A previsão é de que aproximadamente 4.700 cursistas/professores participem dessa capacitação, distribuídos em cerca de 350 turmas, envolvendo os 294 municípios catarinenses.
Na abertura, a presidente da Undime-SC, Jucilene Fernandes (DME de Balneário Rincão), reforçou o papel da seccional no apoio às redes municipais. “Sabemos que as dúvidas não se encerram aqui, mas a Undime está totalmente à disposição para auxiliar na orientação e organização de suas redes de ensino”, afirmou.
A transmissão também foi marcada pela interação dos participantes, que enviaram dúvidas por meio do chat. As questões foram respondidas ao final da live, que teve mediação da coordenadora institucional, Luana Córdova.
Representando a UFSC, a coordenadora do ProLEEI, Caroline Machado, destacou o trabalho conjunto das instituições envolvidas: “As duas universidades se unem para aprender com a experiência da edição que está finalizando. Com a organização conjunta com a Undime, Renalfa e SED, vamos dar continuidade a um programa que já teve bastante êxito, com ajustes importantes que consideram as especificidades dos municípios”, coloca. Já a Udesc, esteve representada pela professora Geysa Abreu, que também integra a coordenação do programa.
A formação do ProLEEI SC 2025 terá início ainda este ano, com atividades remotas, e seguirá até 2026, combinando encontros virtuais e presenciais. A transmissão completa está disponível no canal do YouTube da Undime-SC. Clique aqui para assistir
Fonte: Undime-SC




Siga a UNDIME-SC