Em primeira reunião do ano, Undime/SC orienta sobre decreto que autoriza aulas 100% presenciais no estado

Tema de encontro virtual desta segunda (17), novo regulamento dispensa a exigência do distanciamento mínimo entre […]

Publicado em Notícias - 17/01/2022.

Tema de encontro virtual desta segunda (17), novo regulamento dispensa a exigência do distanciamento mínimo entre as carteiras, desde que observada a manutenção do uso de máscaras e a garantia de ventilação cruzada nas salas de aula, entre outras medidas sanitárias obrigatórias.

Trazendo orientações aos dirigentes municipais de Educação e equipe técnica das, respectivas, secretarias acerca do Decreto 1.669, que estabelece o retorno de 100% dos estudantes às atividades presenciais nas instituições públicas e privadas de ensino de Santa Catarina, a Undime/SC realizou sua primeira reunião do ano nesta segunda-feira (17/01), por meio de transmissão ao vivo no YouTube. O novo regulamento autoriza o atendimento presencial nas escolas sem a exigência do distanciamento mínimo entre as carteiras, desde que mantido o uso obrigatório de máscaras e assegurada a melhoria na qualidade do ar nos ambientes escolares.

A presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, dirigente municipal de Educação de Blumenau/SC, apontou que as mudanças acompanham o avanço da vacinação da população catarinense e o baixo índice de contágio nas escolas, mas enfatizou a necessidade do cumprimento medidas sanitárias de segurança para evitar o contágio pela Covid-19. “Quando falamos de retorno 100% presencial, não estamos dizendo que os regramentos acabaram. Muito pelo contrário. O decreto traz a importância e obrigatoriedade das medidas sanitárias, tal como o uso da máscara e de álcool em gel nas salas de aula. Esse bate-papo é, justamente, para detalhar na prática as mudanças deliberadas pelo órgão competente, que é a Saúde”, afirma a presidente.

Entre as medidas obrigatórias que, também, requerem reforço, estão a necessidade de garantir ventilação cruzada nos ambientes escolares e a vacinação dos profissionais da educação. Apresentadas na live pela presidente e assessores da seccional catarinense, Plauto Mendes e Sônia Fachini, as mudanças vêm sendo estruturadas desde o final do ano passado pelos representantes das 14 entidades que formam o Comitê Estratégico de Retomada das Atividades Presenciais, entre elas a Undime/SC, Secretaria do Estado da Educação (SED), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) e Defesa Civil de Santa Catarina.

As instituições de ensino, públicas e privadas, devem fazer as adequações necessárias até o próximo dia 1° de fevereiro. Uma portaria contendo as novas regulamentações será publicada em breve.

Fonte: Undime/SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann