Encontro UndimeSC é destaque na Serra Catarinense


Com cerca de 250 participantes o evento alcançou mais inscritos do que o previsto, contando com a presença de profissionais de todo o Estado além da Serra

O encontro ocorreu segunda-feira (07) no auditório da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), em Lages, e contou com a presença de dirigentes Municipais de Educação, professores, técnicos e demais profissionais da área educacional. A temática principal do evento foi o Currículo da Educação Infantil com ênfase nos pilares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Ao todo foram três momentos durante o encontro. Inicialmente a coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Blumenau, Rosana Clarice Coelho, trouxe momentos de diálogo sobre o Currículo da Educação Infantil e o que se entende por criança sendo protagonista no seu tempo de infância.

Regina Shudo ministrando prática com participantes do encontro / Foto: divulgação

Já segundo e terceiro momento, a ocasião foi conduzida pela Especialista em Educação Infantil, Regina Shudo, na qual foram associadas experiências, vivências e direitos de aprendizagem como ferramentas na prática educacional. Segundo a especialista é de extrema importância fazer com que os profissionais de educação utilizem de momentos fora de sala de aula para explorar o criativo das crianças e despertar mais desenvolvimento nas atividades propostas.

“Com a construção dos currículos em cada município e a reorganização do trabalho pedagógico é preciso subsidiar gestores e professores para readequar as propostas pedagógicas a luz da BNCC, garantindo os Direitos de Aprendizagem e os Campos de Experiências”, explicou Regina sobre a importância de encontros formadores.

Também foi apresentada uma prática pedagógica do município de Correia Pinto chamada de “Professor Formando Professor”, que propõe uma rede de profissionais que trocam experiências e enriquecem seus conhecimentos e habilidades através da colaboração uns com os outros.

“Gostaria de agradecer e parabenizar a iniciativa da Undime de abrir espaço para os municípios apresentarem seus projetos. Muitas vezes não temos a oportunidade de divulgar nossas práticas para os demais e eventos como esse auxiliam muito nisso”, disse a dirigente Municipal de Educação de Correia Pinto, Cleomara Fiamoncini Rodrigues.

Fonte e fotos:
UndimeSC