Encontros marcam construção de Indicadores de Qualidade da Educação Infantil de Indaial

A Secretaria de Educação de Indaial, por meio da Coordenação Pedagógica, realizou formações e encontros com representantes […]

Publicado em Notícias - 01/08/2017.

Indaial (2)

Foto: SME de Indaial

A Secretaria de Educação de Indaial, por meio da Coordenação Pedagógica, realizou formações e encontros com representantes de diversos grupos como o Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, pais, diretores, pedagogos e professores, com a finalidade de estudar, discutir e construir os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil de Indaial.

Os trabalhos iniciaram em maio, quando 239 profissionais da Educação Infantil da rede pública municipal participaram de formação na Câmara de Vereadores com o tema “A organização do espaço-temporal na/da educação infantil”, ministrada pela professora Roseli Nazário. Nessa mesma data, reflexões sobre a “Avaliação de contexto” foram apresentadas pela professora Angela Scalabrin Coutinho para 281 profissionais no auditório da Associação Empresarial de Indaial (Acidi). Em julho, após discussão entre representantes de diversos segmentos, houve chamada pública para que a comunidade tivesse oportunidade de contribuir com sugestões.

No dia 28 de agosto, as unidades de educação infantil estarão organizadas em sistema de plantão para que seus profissionais realizem formação e avaliação institucional juntamente com Conselho Escolar e comunidade.

As coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil, Jane Macedo e Sueli Krieck, destacam que, conforme o documento “Indicadores da Qualidade na Educação Infantil”, do Ministério da Educação, a qualidade é avaliada por meio de sete dimensões: planejamento institucional; multiplicidade de experiências e linguagens; interações; promoção da saúde; espaços, materiais e mobiliários; formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais; e cooperação e troca com as famílias e participação na rede social. “A avaliação realizada através dos Indicadores de Qualidade auxilia os profissionais que trabalham com crianças de zero a cinco anos a conhecerem melhor a realidade e planejarem ações futuras”, enfatizam as coordenadoras.

 

Undime-SC – com a contribuição da SME de Indaial

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann