Energias renováveis: Alunos de Blumenau criam sistema de compostagem e construirão cisterna para captação de água da chuva e placa de energia solar

A Escola Básica Municipal Lauro Muller está trabalhando com o propósito de se tornar mais uma […]

Publicado em Notícias - 28/07/2017.

1 Energias Renováveis EBM Lauro Muller - Marcelo Martins

Horta cultivada pelos membros do Clube de Ciências da escola. Foto: Marcelo Martins.

A Escola Básica Municipal Lauro Muller está trabalhando com o propósito de se tornar mais uma escola com práticas sustentáveis em Blumenau. A equipe gestora da unidade iniciou este ano o projeto Energias Renováveis, por meio da iniciativa da professora de ciências Bruna Scopel.

A proposta atua em três vertentes: a biomassa, por meio da criação de um sistema de compostagem com restos orgânicos da merenda escolar, a energia solar e a captação da água da chuva. A primeira delas já está em andamento, sob a responsabilidade dos alunos dos sétimos anos.

2 Energias Renováveis EBM Lauro Muller - Marcelo Martins

Alunos depositam nas composteiras as sobras da merenda para trituração, que virará adubo em 60 dias. Foto: Marcelo Martins.

Por meio de uma parceria com uma empresa próxima à escola, a turma elaborou um espaço para a compostagem. Diariamente, as sobras da merenda são separadas pelos próprios alunos e levadas à empresa para trituração. Depois, são depositadas nas composteiras e cobertas com cerragem. Em 60 dias, o material orgânico se transformará em adubo, que poderá ser utilizado na horta da escola.

Segundo a diretora, Marineia de Souza Voltolini, este movimento gerou uma mudança de comportamento na escola inteira. “Juntamente com o professor de matemática, os alunos fizeram um levantamento do quanto se desperdiçava de merenda. Eles identificaram que a quantidade de comida que jogávamos fora durante um mês, daria para alimentar a escola toda por um dia inteiro”, revela, acrescentando que isso fez com que todos se conscientizassem.

“As crianças passaram a experimentar mais o alimento e a comer melhor”, observa a professora de apoio Elisângela Tose, que coordena o projeto de compostagem. “Em uma das medições, os alunos calcularam que estavam jogando fora sete quilos de macarrão. Depois que iniciamos o projeto, reduzimos esse desperdício. Na última medição que fizeram, os resíduos ficaram em 1,2kg”, compara.

A estudante Ana Letícia dos Reis Pereira, de 13 anos, afirma que está aprendendo a valorizar mais o meio ambiente. “Não tinha ideia de como a natureza nos fornece tantas coisas e de maneira tão simples, e que nos ajudam tanto. Com essas atividades aprendi a preservar mais, cuidar mais e a reciclar”.

A horta, por sua vez, é cultivada pelos membros do Clube de Ciências da escola. Atualmente eles plantam alface, cebolinha, salsinha, brócolis, beterraba e repolho. A ideia é de que neste segundo semestre, os ingredientes sejam utilizados na merenda, gerando economia. “Inserimos também a proposta no programa de Educação Fiscal, pois o projeto é interdisciplinar e assim já trabalhamos também o empreendedorismo e a cidadania com os alunos, mostrando que eles podem gerar os produtos que consomem”, acrescenta a diretora.

 

Água da chuva e energia solar
O projeto está envolvendo todos os 560 alunos do pré ao nono ano e vai avançar para as próximas etapas neste segundo semestre. As turmas dos anos iniciais plantarão sementes em copinhos, que depois serão transferidas para as hortas.

Já os anos finais ficaram responsáveis pela implantação de uma cisterna para a captação da água da chuva, e de um painel para geração de energia solar. De acordo com a professora Bruna, os próprios estudantes elaboraram todo o projeto e contarão com o apoio técnico do Núcleo de Energias Renováveis da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) para construir os equipamentos.

 

Undime-SC – com a contribuição da SME de Blumenau

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann