Escola da Capital é destaque por fazer coleta seletiva, reciclagem de papel e economia de energia

Para conscientizar os alunos sobre a preservação do planeta, as professoras Rosileni da Silva, de Língua […]

Publicado em Notícias - 31/08/2017.

sustentabilidade-1Para conscientizar os alunos sobre a preservação do planeta, as professoras Rosileni da Silva, de Língua Portuguesa, e Rafaela Moura, de Ciências, da Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, de Florianópolis, desenvolveram projetos quem vêm sendo trabalhados na unidade de ensino.

Uma das atividades é coordenada pela professora Rafaela, e tem por objetivo implantar práticas sustentáveis. “Geralmente, a questão do meio ambiente é trabalhada na parte teórica nas salas de aula, mas não na prática. Os alunos possuem dificuldades de incorporação de hábitos saudáveis e necessários para um bom desenvolvimento social e ambiental”, explica a professora.

Com o projeto “Pensando e agindo por um ambiente melhor”, os alunos aprendem sobre diferentes conteúdos, como economia de energia e de água, coleta seletiva, horta, áreas verdes, coleta de óleo de cozinha e reciclagem de papel, além realizarem diversos tipos de ações sustentáveis.

Já a professora Rosileni, decidiu unir a aula que daria sobre a criação de um folder ao projeto de reciclagem de papel. A atividade ocorreu com as crianças do 6º ano, de 11 e 12 anos.

folders sustentabilidade“No primeiro momento, a Rafaela veio até a sala de aula para fazer um breve relato sobre o projeto de ações sustentáveis da escola”, explica a Rosileni. As professoras levaram os alunos para o laboratório de informática e, usando a tecnologia, realizaram uma pesquisa sobre o tema, assim como a busca de imagens ilustrativas. Na sequencia, desenvolveram um folder explicativo para a conscientização da preservação do meio ambiente, que serviu também para divulgação do projeto do laboratório de ciências.

Economia de energia
Duas turmas da escola produziram avisos perto dos interruptores da escola que lembravam os leitores de desligarem a energia quando houvesse luz natural ou quando o ambiente estivesse vazio. Os alunos estarão acompanhando a conta de energia para observação, análise e construção de gráficos para divulgação.

Economia de água
Foi realizada uma sensibilização com vídeos e roda de conversa em relação à importância da preservação da água. “Com isso, levantamos alguns pontos a serem executados em nossa escola, como os lembretes nos banheiros para que todos fechem bem as torneiras e a observação dos vazamentos”, explica a professora Rafaela.
Um dos pontos discutidos com os alunos é a coleta da água da chuva para irrigação da plantação da horta, uma ideia que ainda está sendo planejada.

Coleta seletiva
A fim de que a coleta seletiva no ambiente escolar seja efetiva, a unidade buscou a participação de todos: alunos, professores e funcionários. Restos de alimentos do almoço e de lanches dos alunos são separados e destinados à composteira para a produção de adubo orgânico para a horta. O lixo reciclável e o rejeito são encaminhados para a coleta da Comcap.

“Pensando no grande número de instrumentos de escrita, como canetas, marcadores de texto e canetas hidrocor, que são descartados em nossa escola, temos uma caixa coletora para esses resíduos que são encaminhados para a empresa TerraCycle que faz a reciclagem desse material”, conta Rafaela.

Também, em parceria com a ONG EcoPet são coletadas tampas plásticas, posteriormente, encaminhadas à organização para venda. Toda a verba arrecadada é destinada à castração de animais de rua.

Coleta de óleo de cozinha
sustentabilidade-4Com o objetivo de contribuir com a preservação de rios, córregos, nascentes, lagos e o solo do município e região, evitando que o óleo de cozinha polua tais lugares, os alunos são constantemente sensibilizados. Juntamente com a comunidade, eles realizam a coleta e destinam à oficina de sabão caseiro, passando antes por um processo de reciclagem numa empresa ambiental.

Reciclagem de papel
A reciclagem de papel está entre uma das ações mais importantes e mais simples para a preservação do meio ambiente. “Percebemos que no nosso ambiente escolar grande parte do lixo descartado é o papel. Por isso implementamos nas salas de aula caixas coletoras somente para o material, com tudo sendo encaminhado ao laboratório de ciências e utilizado em oficinas de reciclagem”, completa a professora.

 

Undime-SC – com a contribuição da SME de Florianópolis.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann