Escola de Indaial desenvolve projeto de rádio com alunas do 6º ano

Desde abril, os intervalos das aulas na EBM Profª Maria Helena Trentini Machado têm sido mais […]

Publicado em Notícias - 06/11/2019.


Desde abril, os intervalos das aulas na EBM Profª Maria Helena Trentini Machado têm sido mais interativos e com muita informação. Na escola foi colocado em prática o projeto de Rádio Escolar “Rádio Pirata MHTM”, desenvolvido no contraturno com alunas do 6º ano e mediado pelos professores Andressa Suellen Geisler, de Informática Pedagógica, e Alex Bauer Antonio Moreira, de Arte – Música.

O objetivo do projeto é desenvolver habilidades e competências de comunicação social por meio da rádio, promovendo informação, entretenimento e interação no espaço escolar e estimulando a autonomia dos educandos pelo uso das mídias e tecnologias de comunicação. Usar as tecnologias na escola se torna uma necessidade para fazer despertar ainda mais nos estudantes o interesse pelos temas trabalhados na sala de aula. As diversas mídias como rádio, televisão, vídeo e computadores com acesso à internet, por exemplo, permitem essa interação e auxiliam no processo.

A cada edição da rádio, as alunas escrevem uma pauta contendo notícias referentes à sua escola – datas de provas, fechamento de bimestre e afins – e mensagem de Horóscopo (um pedido feito por alunos), além de pesquisa de algum gênero musical, contextualizando historicamente o gênero e os artistas em destaque. As gravações são realizadas na própria instituição, no contraturno escolar, com o auxílio de programas de computador. Tudo é editado utilizando um programa gratuito para edição de áudios, o software Audacity ®, onde são inseridos temas musicais, vinhetas, efeitos sonoros, entre outros. Por fim, é realizada a mixagem e edição final, tendo como resultado um arquivo em mp3 que é executado durante os intervalos da escola.

O projeto conta com a colaboração de quatro alunas do 6º ano. Uma é responsável pela edição do áudio, duas são destinadas à locução e para outra compete o trabalho de pesquisa e desenvolvimento das pautas.

No mês de outubro, as alunas tiveram a oportunidade de visitar a Rádio Clube de Indaial com o propósito de conhecer a dinâmica e aprender mais sobre esse meio de comunicação tão importante ainda nos dias atuais.

Fonte: UndimeSC, com colaboração da SME de Indaial
Fotos: Divulgação da SME de Indaial

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann