Escola de Piratuba é destaque em práticas agroecológicas

Com o cultivo de hortaliças, a Escola Socioambiental de Piratuba garante alimentos livres de agrotóxicos para […]

Publicado em Notícias - 21/08/2019.

Com o cultivo de hortaliças, a Escola Socioambiental de Piratuba garante alimentos livres de agrotóxicos para os alunos e usa disso como ferramenta de ensino e desenvolvimento para as crianças.

Localizada na comunidade de Arroio Bonito, interior de Piratuba, a escola une práticas de agricultura sustentável à atividades externas de aprendizado ambiental, onde as crianças podem olhar de perto o crescimento dos alimentos e conhecerem métodos simples de cuidado com os legumes e verduras.

Estufa onde são mantidas as mudas. Foto Divulgação / SME de Piratuba

Nas aulas ao ar livre, os alunos aprendem na prática o que é preciso para cultivar plantas viçosas e livres de agrotóxicos. Além disso, ao lado da horta fica uma estufa que garante mudas sadias e protegidas naturalmente de doenças e pragas.

De acordo com a professora, Rosinha Dutra, responsável pelas atividades externas, todos os alimentos colhidos no local suprem a demanda da escola e ainda abastecem demais instituições da Rede Municipal. O que sobra é doado para a comunidade e levado para casa pelas crianças, como um incentivo às boas práticas agroecológicas.

Nesta semana, a horta recebeu a visita do secretário de Agricultura, Leandro Borges da Silva, que parabenizou a iniciativa e os profissionais responsáveis.

Fonte: UndimeSC, com colaboração da SME de Piratuba.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann