Escola municipal de Joinville cria espaços para aulas ao ar livre

Alunos e professores da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, de Joinville, passaram a ter uma […]

Publicado em Notícias - 08/12/2017.

Escola de Joinville

Foto: Rogério da Silva/Secom/Prefeitura de Joinville.

Alunos e professores da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, de Joinville, passaram a ter uma nova opção para as atividades escolares. Um espaço de quase 1 mil m², que antes estava ocioso, se transformou numa enorme sala de aula ao ar livre. Desde novembro de 2017, o local conta com novos ambientes para aprendizado em ciências, português, geografia, matemática, artes, educação física ou, simplesmente, para descansar deitado na rede à sombra de uma árvore.

O local recebeu o nome de Espaço Jovem, que começou a ser pensado no início de 2017, quando os alunos, pais e professores penduraram bilhetes com desejos nos galhos da chamada Árvore da Prosperidade. A diretora, Isolete Alves Vicente Salomon, explica que todos puderam sugerir o que deveria melhorar na escola. “Sonhamos isso juntos até se tornar realidade. A maioria optou por um local mais agradável, que tivesse muito verde e que também pudesse descansar”, explica.

O espaço multiuso contém jardim sensorial, minhocário, praça, roda de conversa (arquibancada rebaixada em formato de círculo), espaço de redes, ábaco gigante (instrumento de cálculo) e sala de aula embaixo de uma árvore. “Antes era só brita. Era um pátio usado de vez em quando na educação física. Agora a gente pode usar para o que quiser”, revela a aluna Eveline Denker Viebranz, 12 anos.

Para a professora de Geografia Gilcelânia Marli de Borba, o local deu oportunidade para que o aprendizado seja constante. “Saímos da mesmice da sala de aula. Agora eles aprendem sempre, não importa se está lá dentro ou aqui ao ar livre”, revela. O estudante do 7º ano Samuel Andrade Menegotto conta o que mais o agradou no projeto. “Gostei mais da rede e da árvore. Dá pra descansar, ler uma revista e conversar com os amigos.”

A equipe gestora da escola tem outros planos para 2018. A ideia é ampliar ainda mais os ambientes educativos. “Vamos abrir uma passagem direto para a horta pedagógica, pintar uma rosa dos ventos e fazer o relógio do sol na área da roda de conversa e instalar uma torre de hanói (quebra-cabeça matemático)”, conta a auxiliar de direção Deisemara Sebold.

O projeto Espaço Jovem na Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos faz parte do programa Reinventando Espaço Escolar, da Secretaria de Educação, que tem o objetivo de aproveitar locais fora da sala de aula como ferramenta pedagógica. Atualmente, 68 CEIs e 61 escolas municipais de Joinville têm projetos de reutilização de espaços como o jardim, além de áreas de leitura, arborização, hortas pedagógicas e outros.

 

Undime-SC – Com a contribuição da SME de Joinville.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann