Escola Municipal de Joinville terá projeto piloto sobre direitos humanos

A Escola Municipal Professor José Antônio Navarro Lins, de Joinville, é a primeira escola da unidade […]

Publicado em Notícias - 11/10/2017.

Estudos para Implantação do projeto piloto na Escola Municipal Navarro Lins. Foto: Phelippe José (PME de Joinville).

Estudos para Implantação do projeto piloto na Escola Municipal Navarro Lins. Foto: Phelippe José – Prefeitura Municipal de Educação de Joinville.

A Escola Municipal Professor José Antônio Navarro Lins, de Joinville, é a primeira escola da unidade da rede a participar de um projeto piloto de educação em direitos humanos. A intenção foi incluir o tema na matriz curricular das disciplinas e dissolver o assunto entre o conteúdo já existente nas aulas. O projeto Educar Direitos Humanos é realizado pelo Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH), em parceria com a Secretaria de Educação e a Univille.

De acordo com a diretora executiva da Secretaria de Educação, Sonia Fachini, nos últimos anos foram realizadas capacitações com professores, orientadores e coordenadores pedagógicos sobre os diversos temas dos direitos humanos. “Neste momento, estamos fortalecendo esse trabalho já realizado, tendo como norte a Base Nacional Comum Curricular, que será o documento orientador na construção dos currículos da educação básica”, explica.

A coordenadora executiva do IDDH, Fernanda Brandão Lapa, realizou uma oficina com professores História, Ciências, Geografia e Educação Física do 6º ano da escola. “Eles apresentaram como irão desenvolver sua própria matriz curricular adequando o conteúdo de cidadania e direitos humanos”, explica.

Desde o início deste ano, toda equipe escolar participou de momento de sensibilização sobre o tema. Segundo Fernanda, o projeto é o pioneiro no país nessa área. “Estou em contato com o MEC e disseram que somos os primeiros a fazer a inserção nessa competência.” Ainda para a secretária executiva do IDDH, a fase do Ensino Fundamental Anos Finais é o período ideal para trabalhar os temas que envolvem os direitos humanos. “É a melhor faixa etária para potencializar valores como respeito, direito à igualdade e a não-violência”.

O resultados das capacitações e novo modelo de matriz curricular nas disciplinas vão ser apresentados no 17º Seminário Regional Educação para a Cidadania e II Educar Joinville, que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, em Joinville.

 

Undime-SC – com a contribuição da SME de Joinville.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann