Escolas municipais são premiadas em torneio robótico de Joinville

Nos dias 24 e 25 deste mês ocorreu o Torneio de Robótica First Lego League, no […]

Publicado em Notícias - 28/11/2017.

Evento-robótica-800x533Nos dias 24 e 25 deste mês ocorreu o Torneio de Robótica First Lego League, no Centreventos Cau Hansen, que premiou quatro equipes de escolas municipais de Joinville (SC), sendo a primeira vez que a rede municipal participa do evento, com nove grupos diferentes.

A Escola Municipal Pastor Hans Müller, em parceria com Centro XV, teve três equipe condecoradas: A R2D2, ganhadora de dois prêmios, o Estrela Iniciante, que se refere à escola iniciante em inovação, e Core Valeous, pelo trabalho em equipe. Além do time BB8, que também levou o prêmio Core Valeous e o grupo Liga da Água, da Escola Municipal Professora Anna Maria Harger/Cesita, que conquistou o prêmio Projeto de Pesquisa.

A rede participou, ainda, com exposição de cinco projetos de Arduino (plataforma eletrônica), das escolas municipais Vereador Arinor Vogelsanger, Professora Karin Barkemeyer, Centro XV e Cesita, no qual quatro equipes foram contempladas pela Inovação, Desafio das Torres e Melhor Projeto.

Já os vencedores da seletiva Regional foram as equipes: Agrorobots, de Concórdia, em primeiro lugar; SESI/SC Sunrise, de Joinville, em segundo; e Carvoeiros Robots, de Criciúma, em terceiro. Os três times estão classificados para participar da fase nacional do torneio, que será realizada em Curitiba, no Paraná, em março de 2018.

O Torneio reuniu cerca de 10 mil pessoas, durante os dois dias, onde estudantes de 9 a 16 anos tiveram que montar times e construir robôs autônomos com peças de Lego. No desafio, os estudantes colocam os robôs para cumprir determinadas missões e, nesta temporada, houveram atividades como: remover um cano quebrado, virar tampas de bueiro e mover bombas d’água.

O objetivo do evento é atrair jovens e mostrar que carreiras profissionais científicas e tecnológicas em áreas como engenharia, programação, desenvolvimento de softwares, entre outros, são promissoras.

 

Undime-SC – Com colaboração da SME de Joinville.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann