Começa escolha dos livros didáticos do PNLD 2019

Entre os dias 23 de agosto e 10 de setembro, escolas de todo o país poderão […]

Publicado em Notícias - 24/08/2018.

Entre os dias 23 de agosto e 10 de setembro, escolas de todo o país poderão analisar e escolher as diferentes materiais didáticos destinados à Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2019.

Em um comunicado, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que este será o prazo em que o sistema PDDE Interativo permanecerá aberto para que responsáveis pela seleção dos livros registrem a escolha das obras a serem usadas no próximo período letivo. Como nos anos anteriores, apenas diretores poderão realizar o registro dos livros selecionados pela escola. Assim, caberá aos gestores escolares levantar a opinião e garantir a participação ativa dos professores e a efetivação da política pública.

Novidades

Entre as novidades para o ciclo PNLD 2019 é que este será o primeiro ciclo de materiais didáticos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A expectativa é que os materiais possam apoiar escolas no desenvolvimento de competências e novas habilidades.

Outra inovação é que o PNLD oferecerá livros para os professores da etapa da Educação Infantil e, também, para os professores do componente Educação Física. Além disso, os Manuais de todos componentes e etapas virão em um formato novo, mais adequado para a visualização dos professores. O PNLD 2019 ainda contemplará também livros de Projetos Integradores, que são obras didáticas com propostas pedagógicas que integram no mínimo dois componentes curriculares.

Também a partir desta edição, todas as obras dos anos iniciais do Ensino Fundamental serão consumíveis, o que significa que os alunos não precisarão devolver os materiais.

Novo Ciclo

A partir de agora, o ciclo do PNLD referente aos anos iniciais do Ensino Fundamental terá duração de quatro anos. Sendo assim, o próximo processo de escolha das obras acontecerá em 2022, para que os livros cheguem nas escolas em 2023. Em relação à Educação Infantil, o ciclo é de 3 anos, portanto, o próximo processo de escolha será em 2021 e os novos livros chegarão nas escolas em 2022.

O Guia do PNLD 2019 (www.fnde.gov.br/pnld-2019/) disponibilizará a resenha de cada uma das obras e permitirá o acesso aos livros na íntegra.

Mais informações estão disponíveis nos folhetos encaminhados a diretores escolares e Secretarias de Educação. Ou para outras dúvidas, consulte http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/escolha-pnld-2019

 

Fonte: Undime

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann