ESPECIAL: Confira destaques da Formação ‘Gestão Democrática’, ofertada gratuitamente pela Undime/SC aos municípios filiados

Em quatro webinários distintos, percurso formativo contemplou assuntos como competências do gestor e legislação, planos de […]

Publicado em Notícias - 14/07/2022.

Em quatro webinários distintos, percurso formativo contemplou assuntos como competências do gestor e legislação, planos de ação e gestão do tempo.

No último mês, a seccional catarinense promoveu, por meio do ciclo de formações online “Encontro com a Undime/SC”, um percurso formativo de quatro webinários a fim de trazer orientações aos gestores, técnicos, professores e demais profissionais da área da Educação acerca da gestão democrática. Os encontros, que contemplaram assuntos como competências do gestor e legislação, planos de ação e gestão do tempo, foram transmitidos ao vivo pelo canal no YouTube da Undime/SC e, juntos, totalizam mais de 11 mil visualizações. 

Ofertada gratuitamente aos municípios filiados à seccional catarinense, a formação garantiu certificação ao participante que esteve online nos quatro momentos da formação e obteve aproveitamento de, pelo menos, 70% na avaliação final. A seguir, você confere destaques do percurso formativo. Aproveite para revisitar os materiais apresentados durante a formação e assistir aos webinários na íntegra. 

Abertura 

Como a gestão democrática é abordada na legislação, impactos no trabalho pedagógico e critérios técnicos para a escolha de diretores nas unidades escolares foram temas que pautaram a abertura do segundo Encontro com a Undime/SC deste ano. Transmitido em 26 de maio, com ampla participação dos municípios, o momento introdutório do percurso contou com as falas de abertura da presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, dirigente municipal de Educação de Blumenau/SC, e de representantes dos órgãos de controle do Estado, exibidas por meio de vídeos durante a transmissão. 

“A Undime organizou essa formação para que os municípios possam tirar suas dúvidas, seja o secretário de educação, equipe técnica de secretaria, diretores atuais ou possíveis candidatos. O objetivo do curso é ampliar os conhecimentos referentes à gestão democrática, que é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE)”, afirmou Lueders, complementando que a demanda dessa abordagem profunda sobre gestão democrática surgiu durante a realização do 6° Fórum Undime/SC e Região Sul, que contou com palestra sobre o assunto.

No primeiro momento de formação, a explanação da assessora pedagógica da Undime/SC, Sônia Fachini, abrangeu o resgate dos marcos legais sobre a questão e os conceitos relacionados aos critérios técnicos para a escolha de diretores escolares. Considerando a literatura existente acerca da temática, Fachini pontuou três aspectos de mérito do candidato que devem ser contemplados nos processos de seleção de diretores – formação prévia em gestão; experiência como docente; e conduta ilibada, ou seja, a garantia de que o candidato não tenha sofrido processos administrativos – e três critérios técnicos de desempenho do candidato, que são: perfil do candidato, formação em gestão e apresentação de plano de gestão. 

A assessora pedagógica da Undime/SC ainda deu exemplos de modelos implementados por municípios para a garantia da participação da comunidade na seleção de diretores, destacando dois métodos que podem ser adotados: a consulta pública, que requer a elaboração de lista tríplice, com nomes indicados a serem escolhidos pelo Executivo; e a eleição direta. Fachini acrescenta que é “importante salientar que tanto a consulta pública quanto a eleição direta são realizadas após os candidatos serem aprovados nos critérios técnicos”.

Assista ao Momento 1 no YouTube:

Momento 2

Para o segundo webinar do percurso formativo, transmitido no dia 2 de junho, a assessora pedagógica da Undime/SC, Sônia Fachini, iniciou sua explanação revisitando os principais conceitos abordados na abertura da formação, como as legislações que dispõem sobre o assunto e as dimensões relacionadas aos critérios técnicos para a escolha de diretores escolares, concentrando-se em trabalhar as competências do gestor escolar e a Base Nacional de Competências do Diretor Escolar (N. 4/2021), que aguarda homologação do Conselho Nacional de Educação (CNE).

A assessora da seccional catarinense explicou que “as competências estão sempre atreladas aos conhecimentos e habilidades, ao que você já conseguiu constituir enquanto sujeito, exercitou e colocou em prática enquanto profissional da área de educação”. Fachini elencou as funções que cabem ao gestor escolar – gestão administrativa, de processos e resultados, da cultura e do clima organizacional, pedagógica, financeira, de comunicação e fortalecimento institucional e de pessoas -, exemplificando o trabalho exercido por este profissional, responsável pela organização e funcionamento da unidade escolar.

Das dimensões de atuação, a assessora da Undime/SC passou à matriz nacional comum de competências do gestor escolar, que estabelece parâmetros e referências para as políticas que norteiam o trabalho deste profissional. Ela lembrou a importância de um documento norteador para garantir a escolha de diretores qualificados conforme critérios de mérito e desempenho. “Estudos apontam que, quando eu tenho um gestor escolar com habilidade e competências mais específicas, a comunidade me dá como resposta avaliações mais positivas. Com um olhar para toda essa literatura, o parecer esboça uma matriz de competências e as atribuições relacionadas a cada uma delas”.

Assista ao Momento 2 no YouTube:

Momento 3

O terceiro webinar do percurso formativo sobre gestão democrática foi ao ar no dia 9 de junho, trazendo uma abordagem sobre planos de ação para a gestão escolar, a elaboração de diagnósticos a partir de dimensões e indicadores. Em sua explanação, a assessora pedagógica da Undime/SC, Sônia Fachini, apontou caminhos para a elaboração do plano de ação, um dos componentes estruturais do plano de gestão.

Fachini explica que o plano de gestão é um instrumento pautado no Projeto Poli?tico-Pedago?gico (PPP) da escola, na Proposta Curricular do Município e na legislac?a?o vigente que representa o compromisso da gesta?o com a escola e a Secretaria Municipal de Educac?a?o. “É um documento com metas e estratégias para que todos os que integram a rede de ensino possam atuar em consonância, da gestão ao chão da escola. Falamos de uma rede, portanto, as partes devem estar trabalhando em conjunto. A partir desse planejamento, que precisa ser elaborado por todos os candidatos à direção escolar, é possível efetivar o que foi conclamado para a melhoria da qualidade educacional no nosso município”.

A assessora da Undime/SC elencou as estruturas básicas do plano de gestão escolar, tais como: diagnóstico da escola, plano de ação e avaliação do plano, salientando que esta é uma proposta que observou ser recorrente em diversos municípios, mas que, nem por isso, seria engessada. Para a definição de metas neste documento, explicou que é essencial que o diretor escolar conheça a realidade da escola por meio de um diagnóstico das dimensões que o plano de ação deve contemplar – socioeconômica, pedagógica, administrativa, financeira e física -, e aponta indicadores que podem ser observados em cada uma delas.

A partir desse apanhado, a assessora da Undime/SC aponta que é possível realizar uma avaliação qualitativa e aplicar à análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, que significam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, respectivamente).

Assista ao Momento 3 no YouTube:

Encerramento

O último webinário do percurso formativo, transmitido em 23 de junho, trouxe exemplos práticos sobre a implementação e execução dos planos de gestão pelos diretores escolares, a elaboração de planilhas para o acompanhamento de ações e a gestão do tempo, além de proporcionar reflexões sobre as relações entre gestores e equipes pedagógicas.

Como eixo central de sua explanação, Fachini abordou situações práticas para a execução do plano de gestão. “Construímos o plano de ação, e agora? Estamos na escola e precisamos começar a executar esse planejamento, que já foi apresentado para toda a comunidade escolar. Agora, é preciso esmiuçá-lo e apresentá-lo ao meu grupo de trabalho, e a forma com que faço isso é fundamental para ter uma equipe engajada no que será desenvolvido para a comunidade escolar”. Destacando a importância das reuniões para as trocas entre o gestor e as equipes, apresentou aspectos fundamentais à organização de um encontro eficiente, tais como: determinar com clareza a finalidade da ocasião, administrar o tempo de diálogo e planejar momentos de pausa, entre outros.

Além de sugerir um modelo de planilha para acompanhamento de ações, a assessora pedagógica da Undime/SC deu exemplos de questionários a serem aplicados com professores, equipe técnica pedagógica, funcionários e alunos, a fim de coletar dados para a execução de estratégias referentes às metas estabelecidas no plano de ação. Fachini demonstrou o modelo PDCA – ‘plan, do, check e act’, em inglês – e a análise SWOT, que permitem “identificar fraquezas, oportunidades e ameaças, e o constante monitoramento das ações pelo gestor”, afirmou.

A assessora da Undime/SC também trouxe para o encontro orientações que precisam ser observadas pelos gestores no momento de fornecer feedbacks à equipe, etapa que caracteriza como um processo central para o desenvolvimento pessoal e profissional. Por fim, Fachini detalhou esquemas de planejamento mensal e semanal para a organização do tempo do gestor, que seria dividido em quatro grandes campos: pedagógico, administrativo, das relações e de conhecimento.

A presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, deixou agradecimentos aos profissionais que acompanharam o ciclo formativo até o encerramento. “Quero agradecer de maneira muito especial aos municípios que participaram de forma intensa dos nossos encontros. Tivemos um número bastante expressivo de visualizações, o que mostra que esta é uma temática de muito interesse em Santa Catarina”.

Assista ao encerramento no YouTube:

Assessoria de Comunicação Undime/SC

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