FECAM e Undime-SC participam da discussão do calendário escolar para 2017

A convite da Secretaria de Estado da Educação – SED, a Federação Catarinense de Municípios – […]

Publicado em Notícias - 01/10/2016.

A convite da Secretaria de Estado da Educação – SED, a Federação Catarinense de Municípios – FECAM participou, juntamente com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina – Undime-SC e com o Sindicato das Escolas Particulares – Sinepe, de reunião nesta quinta-feira (29) para debater o calendário escolar 2017.

As entidades envolvidas debateram o calendário escolar 2017 para as escolas das redes estadual, municipal e particular na busca de alinhar e aperfeiçoar os calendários escolares públicos e privados. O esboço inicial aponta para um calendário que inicie no dia 6 de fevereiro, para os professores, e no dia 13, para os alunos. De acordo com a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene da Silva Pacheco, entre algumas das diferenças dos calendários 2016 e 2017 estariam o tempo de planejamento e formação para os professores nos meses de fevereiro e julho, e o tempo de recesso para os alunos no mês de julho que seria de 14 dias.

O grupo entende que mesmo sendo planejada uma sincronia geral, muitos municípios e localidades têm peculiaridades que levam à necessidade de um calendário diferente. “A SED se mostrou flexível diante do pleito anterior dos municípios em relação as peculiaridades regionais e municipais”, explica a assessora de educação da FECAM, Raquel Rodrigues. “FECAM e Undime reafirmaram a SED a necessidade dessa flexibilização do calendário vir em forma de um decreto”, concluiu ela. Estas modificações podem ser discutidas entre prefeituras, escolas e Gerências Regionais de Educação – Gereds, levando-se em conta o cumprimento à legislação que determina o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas-aula.

Segundo o diretor de Articulação com os Municípios da SED, Osmar Matiola, “o alinhamento é importante devido ao transporte escolar e ao fato de que muitos profissionais trabalham em escolas de redes diferentes. Além disso a sincronia entre as redes funciona para que pais, alunos e profissionais da educação possam programar formações e usufruir de férias e feriados no mesmo período”, destacou.

Segundo a assessora as datas do calendário escolar 2017 e implementação de ações que auxiliem os novos gestores serão temas que serão retomados no dia 5 de outubro, quando as entidades estarão reunidas com o Colegiado Estadual de Educação, ligado à FECAM. Antes ainda de finalizar o calendário o grupo apresentará a proposta aos prefeitos municipais, ainda em outubro, em assembleia geral da FECAM.

Além da assessora de educação da FECAM, Raquel Rodrigues, a Federação, que participa pela primeira vez da reunião do calendário, foi representada pela integrante do Colegiado Estadual de Educação e consultora de Educação da AMFRI, Gilmara da Silva.

 

Proposta Calendário Escolar 2017: http://undime-sc.org.br/wp-content/uploads/2016/10/Proposta-Calendário-2017.pdf

 

Divulgação: FECAM.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann