FNDE disponibiliza manual do PAR

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) o manual do Plano de Ações Articuladas (PAR) 2016/ 2019. O documento consta no sistema desde a última sexta-feira (26) e oferece orientações às secretarias de educação no que diz respeito à etapa preparatória e ao diagnóstico do PAR.

O documento online está divido em 48 páginas. As informações são claras, objetivas e didáticas sobre como proceder em cada parte do sistema.

Na etapa atual, os municípios deverão fazer o diagnóstico de suas redes para, com base em dados atualizados, elaborarem os Planos de Ações Articuladas com vigência para o período de 2016 a 2019. Esse novo ciclo do PAR foi estruturado em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE).

Clique aqui para acessar o manual do PAR.phpoXhckZ_56d48a8678e10

Sobre o PAR

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma iniciativa do Governo Federal, iniciada em 2007, com a finalidade de auxiliar no planejamento estratégico das políticas de educação. Além disso, é um canal de comunicação permanente entre os estados, o Distrito Federal e os municípios com o Ministério da Educação.

O PAR foi concebido como uma ferramenta de gestão para o planejamento da política de educação que os municípios, os estados e o Distrito Federal elaboram para um período de quatro anos. Pelas suas características sistêmicas e estratégicas, o Plano favorece as políticas educacionais e a sua continuidade, inclusive durante as mudanças de gestão.

Fonte: Undime Nacional