Formação dos Avaliadores Educacionais da Rede Assistência Técnica para o Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação

A Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), com o apoio da Secretaria de […]

Publicado em Notícias - 05/04/2016.

A Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), com o apoio da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC), irá realizar a Formação dos Avaliadores Educacionais da Rede Assistência Técnica para o Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação, de 6 a 8 de abril, no auditório da SED, em Florianópolis.

Essa Formação tem por objetivo capacitar os Avaliadores Educacionais dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para atuarem diretamente com os municípios, monitorando e avaliando os Planos Municipais de Educação, elaborados e aprovados nos anos de 2015 e 2016.

O monitoramento contínuo e a avaliação periódica dos Planos de Educação é uma etapa que visa à efetividade do Plano Nacional de Educação – PNE (Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014) e a execução dos Planos Estadual e Municipal de Educação, garantindo os direitos constitucionais dos cidadãos.

Os Avaliadores Educacionais de SC e do RS têm sob sua responsabilidade até 30 municípios cada, os quais darão assistência técnica para as Comissões Coordenadoras Municipais e/ou as Equipes Técnicas constituídas para essa finalidade. A ênfase dos trabalhos está na constituição das comissões, no estudo detalhado dos planos, no monitoramento contínuo das metas e estratégias, na avaliação periódica, organizados a partir de uma agenda de trabalho definida junto aos municípios, respeitando os prazos determinados pelo Plano Nacional de Educação.

O processo de Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação no Estado de Santa Catarina está sob a coordenação geral da Comissão Tripartite, MEC/SASE, UNDIME/SC e SED/SC, na pessoa da professora Elza Moretto, secretária adjunta da SED, e sob a coordenação executiva dos trabalhos realizados pela professora Édna Corrêa Batistotti, assessoria pedagógica do Gabinete.

Fonte: SED.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann