Fórum Undime SC alcança 780 participantes e bate recorde de público em mais uma edição

Já nos preparativos finais e com número histórico de inscritos, evento reforça programação com atendimento institucional aos municípios e novas oficinas voltadas à gestão educacional

Publicado em Notícias - 17/03/2026.

O Fórum Undime SC 2026 atingiu a marca de 780 participantes confirmados, superando o público da edição anterior e consolidando-se como o maior encontro de educação pública de Santa Catarina. Realizado de 24 a 26 de março, no Centro de Convenções Oceania, em Florianópolis (SC), o evento chega à sua nova edição com forte adesão de Dirigentes Municipais de Educação, equipes técnicas e lideranças da área.

O número recorde de inscritos reforça a relevância do Fórum como espaço estratégico para atualização, troca de experiências e fortalecimento das políticas educacionais nos municípios.

Atendimento institucional: suporte direto aos gestores
Entre os destaques da programação está o plantão de atendimento institucional aos municípios, que acontecerá nos dias 25 e 26 de março, oferecendo suporte técnico especializado aos gestores.

Os atendimentos serão individualizados e por ordem de chegada, possibilitando aos participantes esclarecer dúvidas, resolver pendências e encaminhar demandas, diretamente, com uma equipe formada por especialistas do Ministério da Educação (MEC), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além da assessoria técnica da Undime-SC.

Entre as principais demandas estão:
• Educação de Jovens e Adultos (EJA);
• APOIA;
• Obras;
• Novo PAR;
• PNEERQ;
• Busca Ativa;
• Educação em tempo integral;
• ICMS Educação;
• Prestação de contas;
• Compromisso Nacional Criança Alfabetizada;
• Escolas das Adolescências.

A iniciativa amplia o caráter prático do evento, aproximando os municípios das políticas públicas federais e contribuindo para maior agilidade na gestão educacional.

Programação reúne especialistas, experiências e soluções
A programação do Fórum contempla, ainda, uma série de atividades voltadas à qualificação da gestão pública municipal. A abertura do evento ficará por conta de um dos maiores filósofos do Brasil, Luiz Felipe Pondé, que conduz a palestra “Liderança no Século XXI”, trazendo reflexões profundas sobre os desafios contemporâneos da liderança em um mundo cada vez mais complexo, marcado por transformações sociais, emocionais e institucionais.

Além disso, os participantes terão acesso à mesa de debate institucional, ao Papo Show e à feira educacional, que reunirá mais de 20 empresas parceiras com soluções, produtos e inovações voltadas às redes de ensino.

Participam desta edição: A página; Aprender Editora; Atlanticus; Aprende Brasil; Saber; MSFUL; BR soluções Brasil; Editora Correa educacional; Blubrink; Desk; Moderna; PNK; INNOVVA / MAKE +; Opet; Robomind; Joy Brinquedo e Playground; Sintonia; E Tech; Movesco; VOX; Pearson; FTD e SEBRAE.

Oficinas são novidade e ampliam a experiência formativa
Uma das novidades desta edição são as oficinas temáticas, que acontecem em paralelo à programação principal, com foco em conteúdos práticos para o cotidiano da gestão educacional.

Confira a programação:
24 de março
• 19h às 20h – Gestão Presente na educação infantil – MEC
(sistema de gestão de demanda por vaga em creche).

25 de março
• 9h às 10h – Gestão Presente na escola – MEC
(sistema de gerenciamento de processos escolares).
• 14h30 às 15h30 – Matemática na pré-escola: o que significa promover letramento matemático na infância – Fundação Itaú.

As oficinas serão conduzidas por especialistas e representam uma oportunidade direta de aprofundamento técnico, com orientações aplicáveis à realidade das redes municipais.

Confira aqui a programação completa.

Sobre o Fórum Undime SC 2026
Promovido pela Undime Santa Catarina, o evento contempla na edição 2026 a temática “Educação em movimento: conectar saberes para a prática”, reunindo profissionais de diferentes regiões do país para três dias de debates, formação e construção coletiva.

A proposta é fortalecer o diálogo entre municípios, apresentar tendências e apoiar os gestores na implementação de políticas educacionais mais eficazes e alinhadas às demandas atuais.

Com recorde de participantes e programação ampliada, a edição de 2026 conta com parceiros institucionais como SEBRAE, FIESC, MEC, FNDE e Undimes Paraná e Rio Grande do Sul, fortalecendo o papel do Fórum como espaço estratégico de articulação e desenvolvimento da educação pública municipal no Sul do país.

Fonte: Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais