Fórum Undime SC e Região Sul encerra com Programa Escola em Tempo Integral

Um dos assuntos mais aguardados trouxe o desenho da iniciativa e os papéis dos diferentes agentes […]

Publicado em Notícias - 21/03/2024.

Um dos assuntos mais aguardados trouxe o desenho da iniciativa e os papéis dos diferentes agentes envolvidos na implementação, além de orientações sobre a elaboração da Política em Tempo Integral e o processo de prestação de contas do programa

A construção de uma Política de Educação Integral em Tempo Integral foi definida pelo Programa Escola em Tempo Integral, lançado no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC), e o tema marcou o encerramento do ciclo de atividades formativas do Fórum Undime-SC e Região Sul, recebendo a coordenadora do Ministério da Educação, Aline Zero Soares.

Em sua fala, Soares salientou que não basta ter mais tempo na escola, mas que é preciso diversificar os saberes, melhorar a estrutura dos espaços, sempre com olhar atento para a integralidade. “As relações dentro da escola precisam passar pela ressignificação, cotidianamente, para mudar o olhar. Os estudantes precisam ser vistos por inteiro,” explica.

Com base em estudos, pontuou-se que quando não existe uma relação forte entre os educadores e alunos, a aprendizagem fica prejudicada.”Fortalecer os vínculos entre eles beneficia a educação e a aprendizagem. A educação precisa ser conectada com a vida, se não tiver, não faz sentido”, afirma.

Para a coordenadora do Ministério da Educação, somente fomento financeiro não é o suficiente para os gestores, é preciso também ter assistência técnica para implementar o programa. “Estamos desenvolvendo uma série de webnários e formação, além do guia, todos disponíveis no site do MEC”.

O guia para Elaboração da Política de Educação Integral em Tempo Integral foi lançado esta semana, e os participantes do Fórum Undime SC e Região Sul tiveram o privilégio de recebê-lo. O conteúdo traz orientações práticas e indicações de referências suplementares para que sirvam de subsídios na construção das próprias políticas. A publicação faz parte do eixo formar do Programa Escola em Tempo Integral e encontra-se disponível na página do programa.

A palestrante, ainda disponibilizou um tempo para responder às dúvidas dos participantes do Fórum.

Para encerrar, o presidente da Undime-SC e vice Região Sul, Alex Tardetti, subiu ao o palco agradecendo a presença de todos declamando uma poesia escrita por ele, sem ajuda dos recursos de inteligência artificial.  

Um vídeo, que demonstra as emoções vividas nestes três dias de imersão, foi exibido no minutos finais do evento e agraciado com aplausos pelos participantes.

Fonte: Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann