Guabiruba realiza campanha de conscientização nas escolas para combater o Aedes aegypti

De perto ele parece inofensivo. Um inseto a mais entre tantas espécies, porém vem trazendo muitos […]

Publicado em Notícias - 21/02/2019.

De perto ele parece inofensivo. Um inseto a mais entre tantas espécies, porém vem trazendo muitos problemas, sobretudo nos países latino-americanos. O Aedes aegypti é considerado um dos mosquitos mais perigosos do mundo, transmitindo doenças como a dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Seu combate passa por inibir os focos de proliferação.

Por isso, a Prefeitura de Guabiruba, por meio da Vigilância Epidemiológica, realiza uma campanha de conscientização nas escolas. As crianças recebem a visita dos “mosquitões” da dengue, podendo interagir e sendo selecionadas duas crianças em cada escola para receber em suas casas a visita dos profissionais de saúde para checagem e orientação anti dengue no local.

Responsável pela Vigilância Epidemiológica, Ana Lúcia Tolentino, ressalta a importância de levar a prevenção para dentro da escola e dos lares. “Essa ação é uma intensificação, um lembrete. O mosquitão estará reforçando com as crianças a importância da prevenção”, destaca.

A diretora da Escola Municipal Edeltrudes Wippel Heil, Maria Rosinei da Cunha Schweigert, diz que a ação deve surtir efeitos porque as crianças levam o que aprendem para dentro de casa. “Elas estarão com a iniciativa, cuidando da escola e de suas casas. Com a visita do mosquitão, as crianças irão chegar em casa e contar pros pais o que é o mosquito e o que ele pode causar, além de ser um tema que as professoras podem trabalhar em sala de aula”, ressalta. Maria ainda conta que a ação acontece há vários anos e vem trazendo bons frutos, já que as crianças estão cada vez mais conscientes. “Temos aqui um parque com pneus furados, as vezes acontece de entupir um buraquinho e as crianças já mostram pra professora sugerindo a retirada da água”, relata.

As crianças da Edeltrudes Wippel Heil selecionadas e que serão visitadas pelo mosquitão e pela Vigilância foram as estudantes do segundo ano, Lauren Prado Victorino e Elielma Paixão dos Santos, ambas de sete anos.

 

Undime-SC – Com a contribuição da SME de Guabiruba

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann