Guarda Bem, o projeto que oferece atendimento aos alunos com problemas de aprendizagem em Caçador

Lançado no dia 1° de julho, a iniciativa Guarda Bem é fruto da administração Municipal de […]

Publicado em Notícias - 05/08/2019.

Lançado no dia 1° de julho, a iniciativa Guarda Bem é fruto da administração Municipal de Caçador em parceria com a secretaria Municipal de Educação (SMEC), que tem como objetivo atender alunos com dificuldades ou problemas de aprendizagem, além de propensos a suicídio ou que já tenham passado por algum trauma.

O programa já está em andamento e propõe atendimentos para a rede municipal e estadual e privada de ensino, fazendo o acolhimento dos alunos em espaços privados das escolas e em algumas salas reservadas junto ao prédio da SMEC. Atualmente conta com uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, professores de filosofia, neurologistas e psiquiatras, responsáveis por atender mais de 450 crianças das redes.

“Temos uma demanda muito grande em toda a rede de ensino de Caçador de crianças que precisam de um atendimento diferenciado e, por isso, os profissionais já estão trabalhando e tratando estas crianças. A nossa preocupação é que possamos colaborar para que todas as que tenham estes problemas e dificuldades possam viver em sociedade com mais qualidade de vida”, explica a dirigente Municipal de Educação de Caçador, Josete Maria de Lemos Estrowispy.

Durante a solenidade estavam presentes representantes do Ministério Público, Justiça, polícias militar e civil, bombeiros, Câmara Municipal e entidades, que conheceram melhor o projeto e participaram da entrega de materiais de apoio para os atendimentos, como jogos interativos e livros psicopedagógicos.

Vale lembrar que o projeto será apresentado no dia 29 de agosto, em um seminário sobre violência e suicídio, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos (UNALE), em Florianópolis.

Projetos parceiros
Junto de todo esse trabalho, a secretaria Municipal de Educação realiza ainda palestras para os pais, comunidade em geral e empresas, abrangendo mais de 8 mil pessoas. Os encontros são diversificados, mas abordam assuntos relacionados ao Guarda Bem, como a parceria família escola, vínculos entre pais e filhos, rendimento escolar das crianças, qualidades de vida, promoção de saúde mental, prevenção da depressão, valorização da vida, entre outros.

Fonte: Undime SC, com colaboração de SME de Caçador. 

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann