Hora do Conto completa cinco anos em São José

A iniciativa percorre escolas e comunidades narrando contos e alimentando a imaginação

Criada em 2014 a ação completou no fim de novembro cinco anos de contação de histórias, percorrendo unidades escolares e comunidades de São José e região. A equipe que faz o projeto acontecer conta com cerca de 250 contadores de histórias dentre professores e profissionais da educação que se dedicam a um único propósito: sensibilizar os ouvintes a verem com “os olhos” da imaginação.

Na contação de histórias espera-se transcender o conhecimento sistematizado. A valorização da cumplicidade entre narradores, crianças, adolescentes e adultos faz com que todos vivam e sintam o aconchego das palavras, em histórias carregadas de personagens e imagens. Nelas a musicalidade das vozes se alternam, estimulando a reflexão sobre a importância de manter viva a tradição oral que aproxima diferentes gerações.

“Olhar para as crianças e perceber o fascínio pelas histórias e o despertar da imaginação, em cada trecho das narrativas é para mim uma emoção indescritível. A energia que recebemos nesses encontros, tanto das crianças como dos adultos, nos impulsiona a fazer melhor a cada dia. A tradição oral faz parte de uma roda viva, em que o antigo e o novo se encontram e se aperfeiçoam. Quem quiser se integrar ao projeto da Hora do Conto Itinerante, deve se sentir como uma águia, livre para voar”, destacou a professora Vera Lúcia Sabino.

Até agora já foram mais de oito mil apresentações incentivadas pela Secretaria Municipal de Educação de São José, a idealizadora da ação.

 

Por Sabrina Moraes
Fonte: UndimeSC, com colaboração da SME de São José.
Fotos: Divulgação da SME de São José.