Ibirama implementa aulas online por meio das plataformas Google

A iniciativa busca manter o aprendizado dos alunos durante o período de quarentena Desde o início […]

Publicado em Notícias - 20/04/2020.

A iniciativa busca manter o aprendizado dos alunos durante o período de quarentena

Desde o início de abril a Secretaria de Educação de Ibirama está ofertando aulas online voltadas às crianças a partir do berçário até os 9 anos, da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A medida se faz necessária devido às ações de isolamento social, determinadas pelo Governo de Santa Catarina, por decorrência do Coronavírus.

As videoaulas serão realizadas com base em materiais didáticos, com textos e imagens, ferramentas audiovisuais e atividades dentro da plataforma Google For Education. Disciplinas que fazem parte dos componentes curriculares, como Ciências Humanas, Ciências Exatas e Linguagens também são abordadas.

“Todos os professores estão recebendo a capacitação necessária para o desenvolvimento desse trabalho que alcançará cerca de 2,5 mil crianças da rede de ensino de Ibirama”, destacou a dirigente Municipal de Educação, Marilene Collet Krause.

Uma das novidades é a abordagem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS), as quais serão utilizadas nas próprias aulas transmitidas online. Os professores também ficarão online para tirar dúvidas, por meio do aplicativo Hangout, do Google For Education, conforme cronograma estipulado.

Preparação para as aulas online

Durante o primeiro momento, a secretaria passou um formulário online, com perguntas que auxiliaram no desenvolvimento das aulas. A intenção também era verificar quantos alunos teriam acesso ao material online.

“Pensando nos estudantes que não têm acesso à internet, também desenvolveremos materiais de estudos impressos, que podem ser retirados nas escolas”, explicou Marilene.

Informações sobre a plataforma

Todos os materiais disponibilizados no Google for Education podem ser acessados inicialmente no Portal Educa, uma página criada por Ibirama especialmente para que os alunos e pais possam acessar informações sobre as aulas e manter o cronograma de atividades.

Fonte: UndimeSC, com contribuição da SME de Ibirama.
Fotos: SME de Ibirama.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann