III Concurso de Redação

A Escola Judiciária Eleitoral Juiz Irineu João da Silva (EJESC) – ente da estrutura orgânica do TRESC – tem dentre seus objetivos a conscientização e o engajamento dos jovens, em especial, aqueles da rede de ensino, estudantes de 12 a 17 anos, assim como a difusão de temas sobre matéria eleitoral.

Com este propósito, a EJESC produziu um Plano de Ação de Trabalho – PAT 2014, ferramenta de implementação de alguns de seus projetos, seja para buscar despertar a importância da participação no processo político, seja para fomentar a reflexão por meio de iniciativas pedagógico-culturais, fazendo-lhes perceber a importância da democracia e do poder do voto.

Assim, com a ideia de estimular a reflexão e a argumentação sobre a política no cotidiano das pessoas e suas conseqüências, repetimos uma ação exitosa realizada em 2012 e 2013, e lançamos agora o III CONCURSO DE REDAÇÃO, destinado a saber o que os jovens – nossos futuros formadores de opinião – pensam.

O certame escolherá o melhor texto de cada cidade para cada categoria: escola pública e escola particular (separadas entre alunos de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos), e seu autor receberá um certificado e automaticamente participará do concurso em âmbito estadual, concorrendo à premiação de melhor redação de Santa Catarina.

Este projeto objetiva fortalecer o processo democrático com o envolvimento das escolas, instituições fundamentais na disseminação de boas atitudes, além de contribuir para o processo de formação da cidadania.

O III Concurso de Redação conta com o apoio institucional da Secretaria Estadual de Educação (SED), do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (SINEPE/SC), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-SC) e da Receita Federal em Santa Catarina.

 

Regulamento: Clique Aqui.

Cronograma: Clique Aqui.

Formulário Próprio (para a redação). Específico por aluno: se de escola pública ou particular, e também por faixa etária. Já configurado para impressão frente e verso.

Formulário Escola Pública 12 a 14 anos: Clique Aqui.

Formulário Escola Pública 15 a 17 anos: Clique Aqui.

Compete ao ALUNO preencher todos os dados do FORMULÁRIO PRÓPRIO da redação (a seguir elencados), sob pena de desclassificação, submetendo-a à sua Escola até o dia 15 de agosto de 2014, a qual compete escolher a melhor, observado o critério de faixa etária:

Nome completo
Gênero (Masculino ou Feminino)
E-mail de contato
Data de nascimento
Endereço completo/cidade
Telefone (com DDD) de contato
Escola (nome completo) em que está regularmente matriculado
Ano (no qual está matriculado. Exemplo: 7º ano [x] ensino fundamental ou 2º ano [x] ensino médio)
Indicar de “ensino fundamental” ou se “ensino médio”
Cidade (onde está situada a escola)
Telefone (com DDD) e/ou email de contato da escola
Assinatura do aluno, da Direção da Escola (com carimbo da escola) e nome e assinatura do seu responsável legal

Encaminhamento. A escola participante será responsável por remeter ao CARTÓRIO ELEITORAL (vide endereço no link abaixo) da circunscrição do município a que pertence até o dia 22 de agosto de 2014, o texto selecionado, por faixa etária (12 a 14 anos e 15 a 17 anos).

Endereço cartórios eleitorais: Clique Aqui.

Entre em contato com a EJESC:   (48) 3251-7415   |   3creje@tre-sc.jus.br

 

Fonte: TRESC