Inep disponibiliza Cartilha da Escola com orientações para aplicação do Saeb 2017

Já está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), […]

Publicado em Notícias - 11/10/2017.

Cartilha SAEB 2017Já está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Cartilha da Escola, com orientações sobre a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os instrumentos do Saeb serão aplicados entre 23 de outubro e 3 de novembro para 7,5 milhões de estudantes, de 115 mil escolas.

A Cartilha foi lançada durante a capacitação dos coordenadores estaduais do Saeb 2017, em 25 e 26 de setembro. Agora , o documento pode ser consultado pelos diretores escolares. O documento visa informar aos responsáveis pelas escolas as características da aplicação. Por meio de um passo-a-passo, a Cartilha orienta sobre todas as etapas do processo: agendamento, chegada do aplicador a escola, aplicação dos instrumentos da avaliação e a pós-aplicação.

Em 2017, o Saeb ampliou o seu público, com a inclusão dos alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública de ensino, de forma censitária, e das escolas particulares, por adesão. Composto por três avaliações externas aplicadas em larga escala, o principal objetivo do Saeb é diagnosticar a educação básica do Brasil.

O resultado dessas avaliações é usado para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado a cada dois anos. Ao unir o desempenho dos alunos no Saeb aos dados de fluxo escolar do Censo Escolar, o Ideb fornece informações sobre a qualidade do ensino oferecido nas escolas brasileiras.

Clique aqui para acessar a Cartilha da Escola.

 

Fonte: Inep

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann