Intervenção cultural com geladeiras cheias de livro é destaque em Porto Belo

O projeto promove a importância da leitura como também a disponibilidade de livros às comunidades Descongelando […]

Publicado em Notícias - 01/11/2019.

O projeto promove a importância da leitura como também a disponibilidade de livros às comunidades

Descongelando Saberes é o mais novo projeto do Governo Municipal de Porto Belo através da Fundação Municipal da Cultura e Biblioteca Municipal Donato Ananias D’Almeida. A proposta tem como objetivo espalhar cerca de 23 geladeiras com mais de 500 exemplares de livros em áreas de convivência da cidade, incentivando a leitura e possibilitando um contato mais direto das comunidades com o mundo dos livros.

A presidente da Fundação da Cultura, Cristiani de Jesus, destaca a alegria de toda a equipe em poder colocar este projeto em prática, que contou com imenso apoio da comunidade, através da doação das geladeiras e livros.  “É imensurável a alegria que a equipe da Fundação está sentindo em levar para todos os bairros livros novos e semi-novos em geladeiras, em grande parte doados pela comunidade, que quer ver o fomento da leitura. Todos os bairros serão contemplados, e cada geladeira é decorada com uma pintura, fazendo referência ao bairro”, disse a presidente. As artes desenhadas nas geladeiras foram feitas voluntariamente pelo artista plástico, Irmão Lucas.

A gestora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil Clube do Cebolinha Terezinha dos Anjos Pereira diz que a ideia é uma realização. “Penso que é pela leitura que a criança se desenvolve e se torna um bom escritor” – diz a gestora.

Todas as pessoas podem fazer uso dos livros e inclusive levar para a casa, devolvendo para a geladeira após a leitura. A comunidade também pode fazer doação de livros literários para o projeto e para a Biblioteca Municipal na Fundação Municipal da Cultura, localizada na Avenida Francisco Severiano dos Santos, no bairro Vila Nova.

Por Sabrina Moraes
Fonte:
UndimeSC, com colaboração da SME de São José
Fotos: Divulgação da SME de São José

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann