Joaçaba implanta projeto para entender melhor a realidade da educação municipal

O município de Joaçaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, investiu no biênio 2017/2018 em buscar conhecer sua realidade educacional com um projeto inovador, a implantação do Diagnóstico Inicial e Final nas turmas de Educação Infantil (Pré-Escolar), tendo por base os campos de experiência. No Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) os instrumentos de diagnóstico foram elaborados com a participação dos professores da rede municipal num processo de construção coletiva.

Esses diagnósticos são aplicados no início do ano letivo, mais especificamente no mês de março, e no final do ano. O objetivo é verificar o nível de aprendizagem dos alunos nas áreas de língua portuguesa e matemática, para realizar um planejamento voltado a questão das dificuldades de aprendizagem e daquilo que é necessário para promoção de mudanças na prática pedagógica.

Após o levantamento, são elaboradas estratégias como a organização das turmas de intervenção pedagógica (reforço) por níveis de aprendizagem. Por exemplo, uma turma com todos os alunos não alfabetizados, outra turma com todos os alunos que tem dificuldades de interpretação. Essa prática trouxe bons resultados, pois houve um trabalho em rede, com diversas esferas da educação municipal trabalhando em prol de um mesmo objetivo.

Além do diagnóstico, a Secretaria Municipal de Educação implantou a avaliação institucional para ser aplicada a cada dois anos, com a finalidade de verificar junto à comunidade escolar (pais, professores, alunos, funcionários) qual a visão acerca da escola nos aspectos: estrutura física, biblioteca, atendimento ao público, funcionamento administrativo e pedagógico, Plano Político Pedagógico, filosofia da escola, entre outros.

A primeira avaliação institucional da rede foi realizada em maio de 2018. A partir dos resultados obtidos será feita a análise e, posteriormente serão traçadas as metas para 2019.

Com a implantação desta sistemática, a ideia é ter instrumentos de coleta de dados e de realmente conhecer a realidade das escolas municipais, principalmente com o perfil dos educandos e do que é necessário avançar como sistema de ensino.

Com a adoção destes instrumentos de avaliação é possível conhecer o âmago da educação municipal com suas fragilidades e sucessos, com suas percepções e vivências, tornando o currículo vivo e dinâmico, com ênfase nos aspectos pedagógicos.

Pode-se afirmar que Joaçaba avançou significativamente com este projeto, demonstrando que só a partir do conhecimento da realidade educacional é possível estabelecer metas que venham ao encontro das necessidades de cada escola.

Para a dirigente municipal de educação de Joaçaba, “o setor pedagógico é fundamental para a melhoria das condições de aprendizagem em sala de aula. Somente quando se investe neste setor, é que os resultados podem melhorar”.

 

Undime-SC – Com a contribuição da SME de Joaçaba