Joinville inaugura Laboratório de Robótica

A Prefeitura de Joinville inaugurou nesta quinta-feira (3) um novo espaço no Centro XV onde irá […]

Publicado em Notícias - 04/05/2018.

laboratorio de robotica

Foto: Rogério da Silva/Secom/ Prefeitura de Joinville.

A Prefeitura de Joinville inaugurou nesta quinta-feira (3) um novo espaço no Centro XV onde irá funcionar o Laboratório Criativo de Robótica, referenciado pela Secretaria de Educação como um marco no Estado por ser o primeiro institucionalizado em município de Santa Catarina. O laboratório está instalado na rua Brigada Lopes, 153, no bairro Glória.

A primeira experiência nesse campo foi em 2017 no Centro Educacional Social do Itaum Cesita, quando passou a atender 1.100 estudantes e pessoas da comunidade. Com o novo espaço, a Secretaria de Educação estima que até o final do ano serão cinco mil participantes.

No contra turno das aulas, os estudantes e a comunidade participarão de cursos de robótica educativa e robótica livre com a plataforma tecnológica de hardware livre Arduino. Além das aulas normais dos cursos de 20 horas, a Secretaria de Educação pretende abrir o laboratório aos sábados para envolver os pais e filhos. “Juntos, os filhos têm maior chance de serem bem sucedidos na vida”, explicou o diretor de Tecnologia Fernando Lopes.

Presente na inauguração, o prefeito Udo Döhler lembrou que sua origem profissional começou como primeiro presidente da Fundação Albano Schmidt (Fundamas), que oferecia cursos profissionalizantes aos jovens de Joinville.

“Há cinco décadas lançamos a pedra fundamental do Centro XV quando aqui era um matagal. Hoje, com orgulho, constatamos que muitos jovens passaram e passam por aqui. Tenho muito orgulho de fazer parte desta história”, afirmou.

O secretário de Educação, Roque Mattei, lembrou que a ideia inicial do Laboratório de Robótica começou em 2013 com o projeto da escola digital e a proposta de transformar a sala de aula.

“Hoje damos mais um passo para trazer para Joinville o melhor da educação. Temos aqui o que nenhuma escola pública tem quando falamos não só dos equipamentos, mas também de metodologia educacional”.

Segundo o secretário, sete escolas da rede municipal já buscaram a experiência do Laboratório de Robótica para montar seus laboratórios próprios, projeto que pode chegar ao longo dos próximos anos às 160 unidades da rede municipal, onde estão matriculados 75 mil estudantes.

No Laboratório Criativo de Robótica os alunos terão uma oficina maker para montar a própria estrutura do projeto, com robótica educativa e livre. Anexo ao espaço, terá o laboratório de educomunicação, que servirá para desenvolvimento de atividades relacionadas à robótica e comunicação.

 

Undime-SC – Com a contribuição da SME de Joinville.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann