Joinville realiza 4º Seminário Municipal de Promoção para Igualdade Racial com palestras e homenagens

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, realizou, nos dias 20 e 21 […]

Publicado em Notícias - 22/03/2018.

Seminário Educação Racial / Foto: Phelippe José/Secom/Prefeitura de Joinville

Foto: Phelippe José/Secom/Prefeitura de Joinville

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, realizou, nos dias 20 e 21 de março, o 4º Seminário Municipal de Promoção para Igualdade Racial. O evento ocorreu no Teatro Juarez Machado e envolveu professores da rede municipal de ensino e integrantes da comunidade. Foram dois dias de palestras, oficinas, mesa-redonda e homenagens. Também serviu para capacitação de educadores e  incentivo de combate ao racismo, ao preconceito e a discriminação na escola e na comunidade. Dia 21 de março, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional contra a Discriminação Racial.

Na cerimônia de abertura do evento, o secretário de Educação de Joinville, Roque Mattei, falou de como a educação deve servir de canal de inclusão social e de derrubada de preconceitos. “É a partir da escola que podemos construir uma sociedade mais humana e igual”, declarou. A palestra de abertura trouxe o tema “A diversidade africana e os laços culturais com o Brasil”, com escritor Rogério Andrade Barbosa, autor de mais de 100 livros publicados, alguns traduzidos para o inglês, espanhol e alemão.

Na edição deste ano, a novidade é a homenagem Personalidade Negra para cinco lideranças do movimento afro brasileiro em Joinville. Os homenageados foram: a professora Maria Laura Cardoso Eleotério, falecida em 2012; a advogada Ana Paula Nunes Chaves, o economista e professor Roberto Zacarias da Rosa; o contador, professor e líder da comunidade haitiana em Joinville Whistler Ermonfils; e a assistente social Maria Teresa Soares.

A programação contou com palestras sobre diversidade racial no contexto pedagógico, religiosidade de matriz africana e enfrentamento do preconceito na escola. Houve, também, mesa-redonda para socialização de experiências pedagógicas nas unidades municipais de ensino.

Confira, abaixo, mais fotos do evento:

 

Undime-SCCom a contribuição da SME de Joinville.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann