Ministério da Educação abre adesão ao curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares

Formação terá  aulas e atividades no período de 24 de julho a 26 de novembro de […]

Publicado em Notícias - 24/05/2023.

Formação terá  aulas e atividades no período de 24 de julho a 26 de novembro de 2023

Foto: Freepik

A Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), abriu até o dia 31 de maio de 2023, o período de inscrição para o curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, mediante Termo de Adesão a ser firmado pelas Secretarias Municipais de Educação no Módulo PAR 4 do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC).

Serão ofertadas 520 vagas a serem distribuídas entre 260 municípios, que serão escolhidos por meio de processo seletivo. Assim, serão disponibilizadas 20 (vinte) vagas por unidade da federação, sendo 2 (duas) vagas para cada Secretaria Municipal de Educação selecionada, uma para técnico e outra para diretor escolar, que devem ser indicados no momento da adesão.

Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas, os municípios que não forem selecionados poderão participar em novas ofertas do curso. No caso dos municípios que já foram contemplados com vagas em ofertas anteriores, estes não poderão ser selecionados para esta oferta, visto que o objetivo da SEB/MEC é de ampliar a quantidade de municípios atendidos.

De acordo com a SEB, a proposta  da formação é atender às demandas da gestão escolar em seus diversos contextos,  e de efetivar a mentoria de diretores por meio de trocas de experiências, vivências e aprendizados entre pares. A oferta da formação tem como objetivo melhorar os processos de gestão escolar e os resultados da educação básica do país.

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) fará contato, por e-mail, com os profissionais indicados pelas Secretarias de Educação que forem selecionados, para tratar da matrícula no curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares. O cursista que não realizar a confirmação da matrícula dentro do prazo estipulado será substituído.

Além da oferta do curso e partindo da premissa de que diretores escolares podem encontrar soluções para os desafios cotidianos de forma colaborativa, a SEB/MEC propõe que as Secretarias de Educação, a partir da qualificação dos profissionais indicados, realizem ações de formação voltadas para os diretores escolares do seu sistema de ensino.

Para contribuir com o processo formativo, disponibiliza no endereço eletrônico www.gov.br/mec/mentoria, uma proposta metodológica de Mentoria de Diretores Escolares para a multiplicação dos conhecimentos adquiridos no curso, podendo ser implementada como um instrumento de formação continuada no sistema de ensino.

Os municípios que quiserem fazer a adesão no Módulo PAR 4 e tiverem dúvidas, poderão encaminhá-las para o e-mail para cgforg@mec.gov.br ou realizar contato telefônico por meio do número (61) 2022- 8358.

Fonte: Undime (com informações da SEB/MEC)

https://undime.org.br/noticia/24-05-2023-17-18-ministerio-da-educacao-abre-adesao-ao-curso-de-aperfeicoamento-em-mentoria-de-diretores-escolares

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann