Ministro da Educação participa de fórum virtual da Undime/SC e Região Sul

Com mais de 3 mil profissionais da educação inscritos no evento, primeiro dia do 18º Fórum […]

Publicado em Notícias - 29/04/2021.

Com mais de 3 mil profissionais da educação inscritos no evento, primeiro dia do 18º Fórum Ordinário da Undime Santa Catarina e 5º Fórum da Undime Região Sul foi transmitido ao vivo nesta quinta-feira (29/4) pelo canal no YouTube da Undime/SC 

Realizado nos dias 29 e 30 de abril, o 18º Fórum Ordinário da Undime Santa Catarina e 5º Fórum da Undime Região Sul, contou com a fala de abertura do Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro. Mais de 3 mil profissionais da educação de 23 estados já se inscreveram no evento, que este ano tem como tema “Educação em tempos de pandemia”. 

Durante a transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da Undime/SC, o Ministro destacou a importância da relação de aprendizagem estabelecida entre aluno e professor desde a alfabetização. “Para mim, a presença do professor é algo insubstituível na relação da educação e do ensino e aprendizado. Nada como a presença do professor. Eu trago na minha memória a lembrança do impacto da professora que me alfabetizou, e isso deixa uma marca”, relembrou Ribeiro, reforçando o pacto pela educação pública de qualidade. “Nós temos algo que nos une: todos queremos o melhor para a educação brasileira”, acrescentou. Nesse sentido, o Ministro da Educação reafirmou o “comprometimento com os professores e profissionais da educação com relação à vacinação”.

Durante a abertura do evento e em conversa com o Ministro da Educação, a Dirigente Municipal de Educação de Blumenau/SC e presidente da Undime/SC e Região Sul, Patricia Lueders, reforçou o pedido de inclusão dos profissionais da educação catarinenses no grupo prioritário de vacinação. “Registro aqui um pedido de todos os profissionais da educação, principalmente aqui em Santa Catarina onde já somos considerados atividade essencial, para que possam ser incluídos no grupo prioritário de vacinação e imunizados o mais breve possível, sobretudo na educação infantil”, enfatizou Lueders. Ainda este mês, junto a entidades dos municípios e sindicatos representantes da categoria no estado, a Undime/SC apresentou ao Governo do Estado um ofício solicitando que todos os profissionais da Rede Básica de Ensino Catarinense sejam incluídos no grupo prioritário do Programa Estadual de Imunização (PEI).

Também participaram da abertura do 18º Fórum Ordinário da Undime Santa Catarina e 5º Fórum da Undime Região Sul o Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP e presidente da Undime Nacional, Luiz Miguel, a Dirigente Municipal de Educação de Apucarana/ PR e presidente da Undime/PR, Marli Regina Fernandes da Silva, e o presidente da Undime/RS, Marcelo Augusto Mallmann.

Logo depois, os inscritos no evento acompanharam a palestra “A Ética do Cuidado como Caminho para Educar na Incerteza”, ministrada pela socióloga e educadora Lourdes Atié, e uma roda de conversa sobre o Plano Municipal de Educação, conduzida pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) do Ministério Público de Santa Catarina, Promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega, e pelo Auditor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Gerson Sicca, com mediação da presidente da Undime/SC, Patricia Lueders. 

A transmissão está disponível no canal no YouTube da Undime/SC por meio do link https://youtu.be/PWKoTqH4JCQ

Amanhã, dia 30 de abril, das 9h às 11h desta sexta-feira (30/4) e em sala virtual exclusiva para Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina, será realizada a Eleição Undime/SC, pela qual a presidente atual da entidade concorre à reeleição. Serão realizadas ainda a posse e aprovação do Estatuto. A partir das 14h, os participantes acompanharão mais um ciclo de palestras. 

Para conferir a programação completa do 18º Fórum Ordinário da Undime Santa Catarina e 5º Fórum da Undime Região Sul, basta acessar https://bit.ly/3nsjCgs.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann