A mudança está na Educação!

Quando se pensa em educação, automaticamente, fazemos referência ao aprendizado. Mas, não podemos esquecer que a educação vai muito além dos saberes básicos, é uma ferramenta para a cidadania, que contribui para a formação de pessoas, as quais exercem seus direitos e deveres na sociedade, quanto agentes transformadores.

Se almejarmos um país que esteja no topo dos índices de desenvolvimento mundial, o caminho é a educação. Formar cidadãos compromissados em dar o seu melhor para que a transformação venha ser uma consequência da responsabilidade assumida por cada um de nós brasileiros. Devemos trabalhar em conjunto para avançarmos e é o que a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina – UNDIME/SC – tem feito em prol da educação catarinense nos últimos 30 anos.

Temos trabalhado incansavelmente por melhorias no setor educacional, incentivando o trabalho mútuo dos 295 municípios. Assim atuamos, semeando a integração entre os dirigentes municipais, esperando que as sementes sejam propícias a dar grandes frutos.

Em Santa Catarina, estamos caminhando a passos largos na educação pública municipal. Com o protagonismo dos dirigentes municipais de educação e seus professores, continuaremos em constante evolução, a fim de buscarmos a excelência, como mostra a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017.

Parabenizo a todos os municípios pelo desempenho. Por buscar sempre o melhor, em meio aos percalços e adversidades que surgem ao longo da caminhada; aos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento, nossos professores. Verdadeiros mestres na arte de ensinar.

Que este dia 15 de outubro, sirva para refletirmos sobre a transformação que desejamos e o que fazer para alcançá-la. Pois Dia do Professor é todos os dias. Vocês são parte de uma trajetória de superação, de uma história de vida. Sintam-se abraçados.

 

Roque Antônio Mattei – Presidente da UNDIME/SC
Dirigente Municipal de Educação de Joinville