Mudanças no sistema de ensino de todo país até 2020

Parte-se da premissa que, quem tem a missão de ensinar tem o desafio de manter-se atualizado. Professores, […]

Publicado em Notícias - 04/05/2018.

BNCC

Foto: Divulgação SME São José.

Parte-se da premissa que, quem tem a missão de ensinar tem o desafio de manter-se atualizado. Professores, especialistas, coordenadores e assessores pedagógicos assim como a equipe diretiva, devem conduzir o processo pedagógico de ensino e aprendizagem, mas não podem abrir mão do lugar de aprender. Levando em consideração essa linha de análise e por acreditar que a função principal da escola é a construção do conhecimento e só há ensino se há aprendizagem, da mesma maneira, que a aprendizagem demanda o ensino, chega-se a conclusão que boas ideias e intenções não bastam para que isso aconteça. É essencial que os envolvidos atuem conjuntamente para que projetos se tornem práticas efetivas e transformadoras.

É com essas conexões sólidas que se chega a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei nº 9.394/1996, a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O documento foi homologado em 20 de dezembro de 2017 e prevê mudanças no sistema de ensino de todo o País até 2020. Trata-se de um tema que além de exigir estudos e debates nas escolas, Setores Pedagógicos das Secretarias de Educação exige – também – articulações, mobilizações e integrações para defender e construir a educação pública com qualidade social. Esse ponto de partida, quanto a conhecer a nova proposta, a Base Nacional Comum Curricular vem dialogar com a ideia de trabalhar a sua implementação.

A União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (UNDIME-SC), juntamente com a Secretaria de Estado da Educação (SED), estão realizando, ao longo deste ano, estudos para adaptação da Base Nacional Comum Curricular com a Proposta Curricular de Santa Catarina, para assim, definir o currículo a ser trabalhado nas unidades de ensino. A Secretaria de Educação de São José está participando das discussões. A equipe pedagógica teve acesso ao documento da estrutura e competências da BNCC, ressalta a diretora de Ensino, professora Cláudia Regina Macário, esclarecendo que ao longo da histórica da educação municipal foram produzidos documentos como os cadernos e a proposta pedagógica. Dessa forma, ao receber orientações de como trabalhar com a Base Nacional Comum Curricular é necessário pensá-la como norteadora na construção do currículo. “Todos os setores estão incluídos nesse processo, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental anos iniciais e finais. Todos os profissionais devem estar engajados nessa proposta de construção do nosso currículo, considerando todo o material que até o momento foi elaborado”.

A secretária de Educação Lilian Sandin Boeing diz que a Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades para que os estudantes possam desenvolvê-la ao longo da sua escolaridade. “A educação deve contribuir para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, sendo a nossa contribuição, fundamental para que esse propósito se efetive. Somos educadores quando colaboramos para motivar as pessoas que estão perto de nós, quando transmitimos esperança, quando ensinamos valores humanizados, quando nos comprometemos com o crescimento dos educandos tanto na aprendizagem como nas atitudes necessárias à formação dos futuros cidadãos”, explicou a secretária.

 

Undime-SC – Com a contribuição da SME de São José.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann