Novo programa de formação docente recebe cadastros até 12 de janeiro

O prazo para professores da educação básica cadastrarem currículos na nova Plataforma Freire e solicitarem vagas em cursos […]

Publicado em Notícias - 07/12/2017.

Plataforma Paulo FreireO prazo para professores da educação básica cadastrarem currículos na nova Plataforma Freire e solicitarem vagas em cursos do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic) foi estendido para 12 de janeiro de 2018. Até agora, já foram cadastrados 82 mil currículos de docentes de todo Brasil. O prazo para análise pelas Secretarias de Educação, que estava previsto para novembro, agora será de 2 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018.

Gerenciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a nova Plataforma Freire é uma importante ferramenta na nova política de formação de professores do MEC. O site vai agregar currículos de professores da educação básica. Além de funcionar como banco de currículos – semelhante ao Currículo Lattes, a Plataforma Freire será um sistema de gestão de cursos de capacitação para os professores.

Por meio da Plataforma, será possível se inscrever para os cursos de capacitação do Profic. A CAPES vai gerenciar o Profic por meio da Plataforma, otimizando as ações do programa.

O funcionamento da Plataforma Freire é semelhante ao do currículo Lattes: o professor precisa se cadastrar – gratuitamente – e preencher um formulário com dados sobre sua formação e sua atuação profissional.

Até 12 de janeiro, os professores cadastrados poderão solicitar vaga em cursos por meio da Plataforma Freire. Após esse prazo, ainda será possível cadastrar currículos, pois o sistema de cadastro está sempre aberto. Contudo, para se candidatar a vagas em cursos, será necessário aguardar a abertura do próximo período de solicitação.

Novo sistema
“Plataforma Freire” foi também o nome de um site do Ministério da Educação usado no passado para gerenciar o programa Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Esse novo site apenas herda o nome do anterior, mas se trata de um outro sistema. Portanto, todos os professores precisam se cadastrar na Plataforma Freire, assim como os secretários municipais de educação.

Clique aqui para visualizar o manual, com as instruções de cadastramento. Veja, também, o passo a passo aqui.

 

Fonte: Capes/MEC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann