Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas está com inscrições abertas

Essa é a 17ª edição da Olimpíada; escolas deverão realizar a inscrição dos estudantes exclusivamente no […]

Publicado em Notícias - 09/02/2022.

Essa é a 17ª edição da Olimpíada; escolas deverão realizar a inscrição dos estudantes exclusivamente no site da Obmep

Estão abertas as inscrições para a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Escolas públicas municipais, estaduais, federais e escolas privadas de todo o país podem participar da olimpíada. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelas escolas e o prazo vai até 17 de março.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Obmep é destinada a estudantes dos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio. A inscrição deve ser realizada pelas escolas, por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site www.obmep.org.br. No regulamento, os representantes das escolas vão encontrar todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação na Obmep.

Clique aqui para acessar o regulamento.

A olimpíada ocorre em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões. A 1ª fase da Obmep será realizada no dia 7 de junho e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase no dia 8 de outubro. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será realizada no dia 2 de agosto e a divulgação dos premiados no dia 20 de dezembro. Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

Sobre a Obmep

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A Olimpíada contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

A edição passada, 16ª Obmep, contou com 17,7 milhões de participantes e atingiu um número recorde de municípios, alcançando 99,84% das cidades brasileiras.

Fonte: Obmep com adaptações Undime
https://bit.ly/3ssNaOb

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann