Palestra de abertura do ano letivo com Geraldo Peçanha de Almeida mobilizou redes municipais de ensino de Santa Catarina

O evento destacou a importância do professor como agente de mudança na educação, enfatizando a necessidade […]

Publicado em Notícias - 07/02/2024.

O evento destacou a importância do professor como agente de mudança na educação, enfatizando a necessidade de uma abordagem humanizada e focada nas competências socioemocionais.

‘A escola transformadora começa com um professor transformado, impactando a vida do estudante’, resume o doutor em crítica literária Geraldo Peçanha de Almeida, que comandou a live de abertura do ano letivo promovida pela Undime-SC. O evento virtual reuniu, na última sexta-feira, 2, dirigentes municipais de educação e suas equipes, além de professores, que acompanharam a transmissão pelo canal do YouTube da seccional catarinense. 

O presidente da Undime-SC e vice Região Sul, Alex Cleidir Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste/SC) abriu o encontro agradecendo a presença dos participantes e desejando a todos um ano letivo repleto de transformações, ressaltando a importância do seguimento dos trabalhos na educação, visto que 2024 é ano de eleições municipais. ‘Este é um ano um pouco atípico, muitos governos municipais encerrando seus mandatos e gestores que vão trocando, entretanto, vale frisar que a educação precisa continuar, embora haja algumas descontinuidades, nós professores e profissionais da área precisamos focar na educação para fazer as transformações que tanto almejamos’.

Partindo desse cenário, o palestrante lançou o questionamento: “qual é o contexto da educação que estamos vivendo?”, abordando o período pandêmico e a educação das décadas de 80 e 90, evidenciando que “a solução é sempre postergada, com o sonho de uma educação do futuro”, quando, na realidade, é crucial pensar no presente. 

Ainda em sua fala, Almeida enfatizou a necessidade de se trabalhar com as competências socioemocionais. ‘Uma sala de aula, além de conhecimento, de atividades e teorias, precisa de compaixão e misericórdia. Esse conjunto é que vai promover o crescimento pessoal e intelectual dos estudantes. Nos novos contextos, nós precisamos humanizar o ambiente escolar’, diz o autor de mais de 70 livros infantis e de autoconhecimento, direcionados a educadores, pais e toda a comunidade escolar.

A live foi uma oportunidade de refletir sobre o início de mais um ano letivo e está disponível na íntegra no canal do YouTube da Undime-SC. Acesse aqui.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann