Participantes do Fórum esclarecem dúvidas no Plantão de Atendimento do MEC e Undime-SC

Visando auxiliar gestores no exercício das funções na educação, o evento proporcionou espaço para atendimento institucional […]

Publicado em Notícias - 21/03/2024.

Visando auxiliar gestores no exercício das funções na educação, o evento proporcionou espaço para atendimento institucional do Ministério da Educação e assistência técnica da Undime-SC

Para complementar o ambiente de formação oferecido pelo Fórum Undime SC e Região Sul, a organização do evento projetou o espaço ‘Plantão de Atendimento’, para tirar dúvidas dos municípios, assessorar e dar encaminhamentos de programas e projetos, com a equipe de especialistas do Ministério da Educação (MEC) e Undime-SC.

Durante dois dias, os participantes, vindos dos três estados da Região Sul do país, contaram com a assessoria institucional e técnica no local do evento, permitindo maior agilidade na resolução de pendências.  De acordo com a articuladora estadual do Renalfa, Kerly Cristina, a maioria dos questionamentos está relacionado ao ‘Cantinho da leitura’, iniciativa que faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. “Muitos dirigentes vieram conversar conosco pois estão com dúvidas sobre o valor do recurso, o que fazer, como gastar e até mesmo para saber como fazer para receber”, pontua.

Na mesa ao lado, o coordenador estadual do Programa Educação Conectada, do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Ivan Flores, recebeu diversos representantes dos municípios que traziam indagações sobre como fazer o uso dos recursos recebidos. “Estou aqui para auxiliar da melhor maneira a todos que passarem por aqui”, esclarece.

O chefe de projetos do MEC, coordenadoria geral de Educação Integral em Tempo Integral, Adilson de Souza, explicou que a maior parte dos atendimentos foi direcionado a Escola em Tempo integral, visto que está em fase de declaração de matrículas e, também, na criação da política de educação integral em tempo integral. “Posso dizer que 100% dos municípios que vieram até aqui no atendimento, não possuem ainda formulado essa política de educação integral, por isso buscaram essa orientação. Eu trouxe aqui o guia, lançado esta semana, para elaboração de política, explicando como elaborá-la”, destaca. Souza ainda lembrou a todos que o prazo de inserir os dados no sistema encerra no dia 6 de maio de 2024. 

O espaço foi de extrema importância para os participantes que tinham dúvidas e dificuldades no atendimento direto e presencial.  “No nosso caso, conseguimos tirar muitas dúvidas sobre a Escola em Tempo Integral, principalmente, orientações sobre o sistema, o que já vai nos dar muita agilidade e segurança”, diz Raquel Fernandes, do departamento pedagógico de Pescaria Brava (SC), cidade que esteve representada no evento por cinco participantes.

Fonte: Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann